Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 363

Convenio medido na declaração(não lancado)

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quinta-Feira | 29 novembro 2018 | 13:06

Boa noite
Tenho um problema a resolver, eu faço a contabilidade de uma empresa, no qual não fui informada do convenio medico pelo socio.
Ocorre o seguinte o dono da empresa fez um convenio medico e incluiu a mae, o pai, e a irma, e ele o propio socio, so que nem mae e nem irma são registradas na empresa, nunca foi descontado nada deste convenio em folha.Somente o pai e o dono da empresa sao socios, lembrando que o pai nao faz retirada alguma, e so consta o nome dele na sociedade a titulo de sociedade.
Lembrando que nenhum funcionario da empresa esta neste convenio medico

A mae por sua vez, reembolsa seu filho, o vr que é de sua parte(mae e irma) Pois o que ocorreu é que a mae declarou esse convenio e caiu na malha fina, a receita solicitou que fosse apresentado os documentos pagos desse convenio, só que os documentos pagos estao no nome da empresa, e eu nao informei esse convenio na dif( sera que deveria? ) lembrando que a mae e a irma não constam em nenhum documento da empresa.

A contadora da mae pediu que fizesse uma retificação da dirf, mais não sei o que seria o correto?
A empresa é do simples nacional.

Se alguem puder me ajudar agradeço

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2018 | 12:12

Karina Louzada
Bom dia
obrigada pelo seu retorno!!!

Na verdade é assim:
Fizeram um convenio em nome da empresa, o convenio saude online que é da sul america, é um convenio, que incluiram todos da familia, e nem um funcionario esta neste convenio apenas familia.
O Felipe é o socio da empresa( que é do simples) socio administrador, e o pai dele o Joel apenas esta na sociedade para constar na sociedade, mais o Joel não tem participação e nem retirada da empresa

Então ficou incluido no convenio
o Felipe TITULAR do convenio que por sua vez tem retirada de um salario minimo a titulo de pro labore, não tem retenção de IR.
o Joel titular do convenio, porém é um socio sem retirada na empresa, e qdo foi entregue a dirf nem apareceu na declaração.
A Margarete PIVO do Problema (conjuje do Joel ,que no convenio ela esta como CONJUJE do Joel, e não TITULAR , e aSophia filha da Margarete e Joel uma criança de 10 anos.
A Margarete não é dependente do Joel, faz sua declaração separada e poe a filha de 10 anos de dependente.
Joel também faz declaração separada.
O que acontece que a Margarete usa o CNPJ da empresa do Felipe(seu filho) mas não tem nada a ver com a empresa, foi apenas para pagar o convenio mais em conta.( ela reembolsa o convenio ao seu filho pelo valor pago.
Então a Margarete caiu na malha fina, porque eu não declarei na empresa do filho esse convenio, pois ela não tem nada a ver com a empresa, será que errei?
A receita esta solicitando os comprovantes, sera que se ela levar os comprovantes pagos no montante de todos os conveniados na empresa, a receita aceita, pois estará no cnpj da empresa, embora ela tenha ressarcido o filho Felipe pelo valor pago da Filha e dela.
É uma situação dificil, peco ate desculpa pelo texto longo.
Mais se puder me dar uma luz agradeço.
Abraços

Tania

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2018 | 13:51

Tania Aparecida

Quando ela declarou o convenio, ela informou o CNPJ da empresa ou lançou como recibos avulsos (pelo fato dela reembolsar o filho)?

Pq se é a empresa que paga, ela deve lançar no CNPJ.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 22:10

Olá tudo bem?
No comprovante(extrato do convenio, esta no Cnpj, ela esta como conjuje de um dos socios (o marido esta como titular),que não tem retirada na empresa, e apenas esta na sociedade por estar, mais o socio administrador é o filho que é o titular, e ela não esta como seu do filho e nem do marido, apenas aparece no extrato do convenio como conjuje.
agradeço por me ajudar
abs

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2018 | 09:27

Tania Aparecida

Entendi essa parte, ela é dependente do sócio da empresa, OK, não há problema nisso.....agora como ela declarou isso no IR dela???

Pelo que entendi, imagino que ela deduziu sem informar que trata-se de plano empresarial e nao informou o CNPJ da empresa pagadora do plano, daí a receita esta solicitando que ela comprove tais despesas.

Vc tem a declaração dela ai?

Não tem nenhum contador que possa te orientar aí perto de vc? Nesses casos precisa analisar os documentos para saber onde está o erro.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.