x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 494

Registrei minha empresa, e agora qual é o próximo passo?

Rafael Mendonça

Rafael Mendonça

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 29 novembro 2018 | 15:20

Boa tarde a todos!

Acabei de registrar uma empresa de consultoria, individual e microempresa.
Já tenho o CNPJ e cadastro municipal para emitir NF.
Não posso optar pelo simples pois sou sócio de outra empresa.
Minha dúvida é em relação ao próximo passo. Sei que o sistema de tributação será lucro presumido. Como faço pra recolher esses impostos?
Como estou começando agora, queria evitar o gasto com contador para fazer esse serviço. Fiz tudo até agora sem assistência de um contador para evitar custos. Evidente que na maneira que a empresa for crescendo eu vou contratar sim, uma assessoria contábil.
Desde já agradeço toda manifestação

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2018 | 08:56

Rafael Mendonça,

1) O fato de você ser sócio de uma outra PJ não impede que a sua empresa esteja enquadrada no Simples Nacional.

Somente fique atento pois o faturamento tanto da empresa nova quanto da antiga serão somados para enquadramento no SImples Nacional. Deixo abaixo a fonte para sua consulta (Informativo Perguntas e Respostas - Simples Nacional, perguntas 2.14 a 2.16).

Link para consulta: www8.receita.fazenda.gov.br


2) No Lucro Presumido, de modo BEM geral, no ramo dos serviços você terá o recolhimento do ISS, PIS e COFINS (mensais) e o IRPJ/CSLL (trimestrais).

A apuração de cada imposto segue a sua própria legislação, extensa e cheia de particularidades.

Além disso, no Lucro Presumido você tem uma série de obrigações acessórias (ECD, ECF, DCTF, e-Social [verificar calendário de implantação], EFD-REINF [idem], DIRF, RAIS, GFIP, EFD-Contribuições, entre outras). Cada uma com sua legislação pertinentes e suas atividades.

3)Outro ponto, quando você diz: "Como estou começando agora, queria evitar o gasto com contador para fazer esse serviço. Fiz tudo até agora sem assistência de um contador para evitar custos".

Você possui registro no CRC? Como está sendo feita a escrituração contábil da sua empresa (prerrogativa exclusiva dos profissionais de contabilidade) ?

Toda empresa necessita de um contador, e esse """custo""" (eu chamaria de investimento, pois um bom profissional contábil vai além de um "guardador de livros") deve ser considerado como indispensável.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2018 | 09:25

É necessário um contador.
Você vai deixar de enviar declarações sem enviar, vai fazer mesbla e pode ter certeza que a conta vai ficar mais cara... rsrs

O certo é nem orientarem tecnicamente neste tipo de pergunta, pois a pessoa vem a um forum onde a maioria tira seu sustento da contabilidade e demonstra que não quer pagar pra ter um serviço de qualidade. Qualquer orientação grátis ainda corre o risco da pessoa fazer coisa errada e depois falar que algum contabilista o orientou errado.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.