x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.881

Aumento salarial após pagamento da primeira parcela do décim

Juan Salles

Juan Salles

Bronze DIVISÃO 5, Almoxarife
há 5 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2018 | 17:01

Olá, senhores (as)
Recebi o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Porém, recebi a informação de que iremos receber o adicional de insalubridade no próximo dia 07/12 (data do pagamento mensal). Gostaria de saber se a segunda parcela do décimo terceiro salário virá já com o valor da insalubridade acrescentado.

Grato a todos!

Samanta

Samanta

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2018 | 17:17

Prezado Juan, boa tarde!

Eventos variáveis (como insalubridade, periculosidade, horas extras ou gratificações) são pagos como média (soma destes eventos dos últimos 12 meses/meses trabalhados), no geral, na 2ª parcela do 13º salário.
Se o aumento foi neste mês, o ideal seria somar a soma deste nas médias desta variável.

Espero ter ajudado.

Samanta.

Juan Salles

Juan Salles

Bronze DIVISÃO 5, Almoxarife
há 5 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2018 | 19:58

Prezada Samanta, boa noite!

Perdoe-me minha ignorância, mas isso significa que a segunda parcela virá com o valor da insalubridade acrescido no cálculo?
Essa insalubridade era pra ter sido paga assim que iniciei os trabalhos no setor a qual faço parte. Por isso, será pago também um retroativo.

Samanta

Samanta

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2018 | 10:12

Bom dia Juan,

Se não foi pago ao longo do seu vínculo, não tem como fazer médias, certo?
Realmente não sei como ficará nesse caso. Se fosse comigo, eu somaria o valor que você deveria ter recebido desde o início do seu contrato em 2018 (ano vigente do 13º salário) e lançaria no evento de média para pagamento nesta 2ª parcela.

Mas cada caso vai ser um caso e a maneira da empresa tratar pode ser diferente, embora a legislação seja uma.

Boa sorte!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2018 | 10:33

Juan Salles

Insalubridade é um valor que incorpora ao salário, por ser pago habitualmente todo mês.

Neste caso não é feito média, o valor da insalubridade deve ser pago integral na 2° parcela do 13° sim.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.