x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 453

Ajuda! Dúvidas sobre DCTF e débitos

Thalisson

Thalisson

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 21:33

Boa noite pessoal!

Tenho CPNJ e só vim descobri sobre DCTF depois que minha certidão negativa não saiu.

Tinha um contator que sempre que emitia notas fiscais, levava pra ele e ele gerava os tributos a pagar pelo lucro presumido.

Entretanto ele NUNCA informou DCTF da empresa. Só vim descobrir depois, entretanto sempre paguei as guias geradas por ele pelo lucro presumido das notas fiscais.

Procurei um novo profissional. O mesmo informou que na Receita não consta nenhum pagamento meu. E para regularizar tenho que informar DCTF com as notas fiscais e pagar novamente os impostos!

Estou sem saber o que fazer, pois paguei os tributos federais de todas as notas emitidas.

O primeiro contador me disse que não aparece nada pago porque não foi feito DCTF... o segundo contador falar que quando informar pra regularizar vou ter que pagar novamente.

Realmente estou sem saber o que fazer!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2018 | 08:37

Thalisson
Bom dia!

Os seus questionamentos expostos aqui, vão além do que o Fórum pode lhe auxiliar.

Vejo que há necessidade do Sr. retomar contato com seu contador anterior, munido do contrato de prestação de serviços contábeis, e cobrar explicações pelo motivo de não cumprir com o que cita a legislação vigente, trazendo assim prejuízos para sua empresa.

Cabe lembrar que além da apuração das guias dos tributos devidos, o contador deve ainda cumprir com uma série de obrigações acessórias.

Não chegando a um acordo com este contador, você tem o direito de protocolar reclamação/denúncia, no conselho profissional (CRC), relatando os fatos.

Espero que tenhas sucesso e resolva tão logo.
Até!

"100% focado onde houver 1% de chance"
Thalisson

Thalisson

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2018 | 09:33

Pior que não tinha contrato, eu ia lá, deixava notas, ele tirava impostos e pagava ele por isso.

E o valor que foi pago a receita, não tem como ter algum meio de provar? Por que todas as guias foram pagas, mas como já se passaram quase 4 anos, então não tenho comprovantes de tudo e o que ainda tem, já apagou. =/

Obrigado pela ajuda.

Raoni Moraes

Raoni Moraes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2018 | 10:03

Thalisson,

As guias pagas foi você que pagou certo? Se você tiver essas guias mesmo que estejam sem o comprovante de pagamento poderá marcar um horário na Receita Federal da sua cidade e pedir para eles verificarem os pagamentos das guias.

Independente da DCTF entregue ou não os pagamentos devem constar na parte de pagamento do ECAC.

Thalisson

Thalisson

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2018 | 10:05

Isso, eu que paguei. Não tenho todas, mas certamente ficou alguma guardada.

O contator que fez o procedimento não consegue pegar segunda via de todas elas?

Thalisson

Thalisson

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2018 | 11:06

Entendo. Mas meu novo contador falou que não tem nada lá pago.


E as guias que eu ia pagar tinham o meu CNPJ. ..

Tem alguma chance de ter dado problema no sistema da receita e ter sumido esses pagamentos?

Ou não aparece os pagamentos porque o contador não fez DCTF? Ele só gerava guias pelo lucro presumido e me deixou na mão sem fazer os DCTF.

Muito obrigado pelo auxilio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.