x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 184

IRPF Dependentes

João

João

Iniciante DIVISÃO 3
há 5 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2018 | 13:23

Como proceder a declaração do IRPF quando um dos dependentes possui ações na bolsa de valores no valor de R$ 18.000,00?

O dependente também possui uma renda pequena advinda de um estágio (R$ 500,00), porque o mesmo está matriculado em um curso superior e a sua idade é de 20 anos.

Aline Saraiva

Aline Saraiva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2018 | 10:42

João, pelo que sei, se você for declará-lo como seu dependente, será preciso informar todos os rendimentos recebidos por ele. Você sendo o titular da declaração deve incluir todas as informações sobre rendimentos, despesas e bens do seu dependente. Ou seja, todas as informações solicitadas para o titular da declaração são aplicáveis para o dependente. Já, referente as ações na bolsa de valores, pelo o que li, qualquer operação realizada na Bolsa de Valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, está obrigado a entregar sua declaração anual de imposto de renda, então como ele é seu dependente acredito que seja necessário informar essas operações.
Nesse site você conseguirá mais informações sobre imposto de renda e bolsa de valores: https://www.bussoladoinvestidor.com.br/imposto-de-renda-em-acoes/

Apesar de ter tido contato com declarações de imposto de renda, essa não é minha área, então te aconselho a falar diretamente com um contador, mas de qualquer forma espero ter ajudado!

Att. Aline.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.