x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.584

Pagamento DARF com data de vencimento incorreta

Paulo Ramos

Paulo Ramos

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 5 anos Domingo | 9 dezembro 2018 | 21:12

Prezados,

Boa noite a todos,

Sou estrangeiro vivendo no Brasil e efetuo os pagamentos dos impostos com recurso a Carnê Leão. Após pagar mensalmente e apresentar a minha declaração de renda de 2018 verifiquei que a receita encontrou uma pendencia na mesma, já que o valor da declaração é superior ao valor recolhido nos sistema da Receita.

Após alguma pesquisa descobri o problema. Ao efetuar o pagamento do DARF de Dezembro 17 (corretamente preenchido), com data de vencimento 31/01/18, enganei-me na digitação e acabei por colocar a data de vencimento no documento de pagamento como 31/01/2017. Acredito que esse erro fez com que esse valor não fosse contabilizado pela receita de forma correta (inclusive no eCAC está presente o comprovante de arrecadação referente ao pagamento, provando que efetivamente o pagamento foi feito) no ano de 2017, dando origem à diferença.

Verifiquei para situações de erros de DARF se deveria fazer um REDARF mas neste caso o erro foi na digitação da data de pagamento e não sei muito bem como preencher o REDARF para este caso. Alguma sugestão para resolver esta situação?


Obrigado

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2018 | 09:12

Paulo Ramos,

Deve-se fazer um REDARF realmente, trocando o vencimento do DARF.

O REDARF pode ser feito eletronicamente, via e-CAC, caso tenha acesso.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.