x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 267

Baixa de bens do Ativo que não existem mais

Débora

Débora

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2018 | 15:03

Uma empresa Tributada pelo Lucro Real, fez um levantamento do seu ativo imobilizado. Alguns bens registrados na contabilidade, já não estão mais na empresa, alguns foram doados(sem emissão de nota) e outros já não existem mais foram descartados. Como efetuar a baixa destes bens?

Será necessário emissão de nota? qual cfop e natureza de operação?
É necessário fazer laudo?


No Aguardo,

Débora

Débora

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2018 | 09:11

Pois é Camila, li alguns tópicos aqui no forum, porém ainda restaram dúvidas, o problema é que a empresa não sabe informar quais bens foram sucateados e quais foram doados,a única certeza que temos é de que não foram vendidos. E a única informação que nos passaram, foi uma planilha contendo levantamento dos bens constantes na empresa, os quais não sabem a nota de entrada.

Vi a seguinte informação aqui no fórum:

COMPROVAÇÃO DA BAIXA DO BEM

Embora a lei não imponha formalidade especial para eliminação do ativo, em qualquer caso fica o contribuinte sujeito a comprovar pela forma estabelecida nas leis comerciais e fiscais o ato ou fato econômico que serviu de base aos lançamentos contábeis efetuados.


Pergunto: Como comprovar o fato? somente com emissão de nota fiscal?

Camila Maia

Camila Maia

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2018 | 09:28

Débora, estou na mesma situação que você rsrs.
Temos uma planilha com a relação dos bens que constam na empresa, porém o que "sobra" não sabemos se vendeu, doou, descartou. E o saldo no Ativo ficar enooorme e não reflete a realidade né!!

Vou dar mais uma pesquisada se encontro algo semelhante, qualquer novidade retorno aqui.

:)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.