x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 253

Regime tributario

Dulcinea Ferreira

Dulcinea Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2018 | 14:45

Boa tarde !

Preciso de auxilio de vocês, um cliente me procurou querendo abrir uma associação de artesãos ,não temos nenhum cliente nesta área , nem no lucro presumido ,nossos clientes são todos simples Nacional.
Vcs poderiam me orientar o procedimento para abrir ? O CNAE correto seria 9412-0/99 OU 9493-6 ?

Desde ja agradeço a atenção !

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 11:07

Dulcinea Ferreira, bom dia.

Me parece que a segunda opção se adequa mais ao que precisa, pois se notar, a designação das artes um terá o viés de arte estudada, cientifica, a pessoa precisa aprender para fazer como: teatro, pintor, contador, engenheiro... E a CNAE 9493-6/00 mais ligado a dom, a coisa natural, como artesanato, carnavalesco, cultura.

Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/
Dulcinea Ferreira

Dulcinea Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 13:42

Muitoo obrigada Ewerton Schmidt !!


Estive lendo a respeito de associação de artesãos mas fiquei muito confusa, vc saberia me dar uma luz do procedimento tributario ?

Desde Ja te agradeço imensamente !

Dulcinea Ferreira

Dulcinea Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 09:02

Bom dia Ewerton !

Em primeiro lugar , gratidão pela sua atenção !

Pelo que estive lendo , associação não pode ter fins lucrativos, porem eles vão comercializar seus produtos, tanto no espaço físico, qto em feiras pelo Brasil.
São entre 7 a 10 artesãos em áreas diferentes .
Gostaria de saber o passo a passo para abrir esta associação , e se a associação é o melhor caminho ou se seria o ideal abrir uma empresa no simples Nacional , qual o mais vantajoso para eles.
E se artesões tem algum incentivo fiscal em MG.
Enfim , tenho tudo a aprender nesta área.

Desde já , agradeço sua atenção !

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 11:06

Dulcinea Ferreira, bom dia.

Por nada, precisando é só contar... Mas vamos lá.

(i)O passo a passo é parecido como qualquer outra tipo de abertura de empresa, vai variar uma coisa ou outra, mas a essência é a mesma para todas.

Ata da fundação => Estatuto => Viabilidade => DBE. ..

Dai o processo burocrático é aquele que você deve conhecer.

(ii) Bom, para saber qual melhor caminho se associação ou uma empresa limitada precisaria fazer um estudo mais profundado, dai precisaria ter mais detalhes da coisa, do negócio, região geográfica, para fazer o estudo adequado e apresentar um plano para tomada de decisão.

(iii) Essa questão se assemelha a pergunta anterior, precisaria de mais detalhes para ver viabilidade de região geográfica, produto e o tipo de negócio, este terá que ser feita dois estudo, um por associação e o outro pelo simples nacional.

Você precisa de um contador para lhe assistir, pois tem itens que não tem importância pelo resultado que você precisa dar.

Recomendação: Não procure casos, procure resultados.


Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.