x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 42

acessos 9.644

problemas com a dctf 10/2018

ANGELICA CRISTINA DA SILVA

Angelica Cristina da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 09:00


estou tentando enviar a dctf do mês 10/2018 de varias empresas e esta aparecendo uma mensagem "erro validador dctf" "a transmissão não foi concluída, existe dctf ativa para o pa 04/2018 com a informação do regime nesse campo..."
já verifiquei se tinha algum erro de preenchimento, mas as mesmas se encontram corretas. alguém ta conseguindo enviar? já enviei um e-mail para ouvidoria da receita federal e ate agora não obtive sucesso.
estou preocupada, pois o vencimento da dctf sera dia 21/12.

Larissa Marques Barbosa

Larissa Marques Barbosa

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 09:51

Marcela, bom dia.

Você vai verificar qual competência desse ano que ficou com o critério 'Não se aplica' e vai retificar para Sem Alteração de Regime (ou o regime que for a empresa, caso tenha alterado de 01/2018 pra cá). Aguardar uns 10 minutos e transmitir a de 10/2018 com o mesmo critério.

Ocorre que no meu caso, por exemplo, 01/2018 mencionei o Regime da empresa, e de 02/2018 até 08/2018 ficou como 'sem alteração de regime'. Porém, em 09/2018 ficou como 'não se aplica'. e foi essa competência que tive que retificar para 'sem alteração' como os demais meses anteriores.

Todas as minhas empresas do Lucro Real e Presumido tive que fazer isso.

Larissa Marques Barbosa
*Legalização de Empresas*
Mirassol D'Oeste - MT
[email protected]
regina

Regina

Iniciante DIVISÃO 4
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 10:19

bom dia larissa ,

no seu caso depois que vc retificou , deu certo ?
conseguiu entregar ?
pois estou retificando e cada uma que retifico , me manda retificar outra .

Larissa Marques Barbosa

Larissa Marques Barbosa

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 10:27

Regina , o certo seria vc já retificar todas as que estão com 'não se aplica' tentar transmitir outra.
Pois assim, vai dando o tempo da RFB receber a transmissão retificadora, pra vc poder mandar a de 10/2018.

Sim! Deu certo e não gerou multa, caso tenha essa dúvida tbm.

Larissa Marques Barbosa
*Legalização de Empresas*
Mirassol D'Oeste - MT
[email protected]
Herika Cristina de Sousa

Herika Cristina de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 15:23

Boa tarde,

Eu enviei a DCTF de 01/2018 com regime competência e as demais "sem alteração no regime"

Em 29/10 tivemos que retificar a DCTF de 01/2018 e foi enviada retificadora como "não se aplica", as demais continuaram como "sem alteração no regime".

Mês 10 está "sem alteração de regime" e apresenta erro no envio por causa do mês 01....

porém, mês 01 não consigo retificar, a mensagem de erro é que passou prazo de retificação.

Alguma sugestão?

Já tentamos de tudo...e...uma vez que janeiro está "não se aplica" as demais "sem alteração de regime, tenho dúvidas se retificar de fevereiro até setembro para "não se aplica" dará certo, pois em outubro está "sem alteração".....

Obrigada!

Débora Mendonça

Débora Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 15:42

Herika Cristina de Sousa eu estou com o mesmo problema aqui, em janeiro era inativa e foi como "não se aplica" e nos meses seguinte foi "sem alteraçao de regime", to achando que tem que retificar tudo!

Priscila Campos

Priscila Campos

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 15:47

Olá, boa tarde

Estamos com problemas na entrega da DCTF 10/2018.

Conforme informações dos colegas acima não poderá constar os meses declarados como "Não se Aplica". O problema é que o único período do qual contém essa informação é na Competência 01/2018.

Quando tento retificar informa ERRO conforme abaixo:

ERRO - VALIDADOR DCTF
TRANSMISSÃO NÂO CONCLUÍDA!
Não será admitida DCTF retificadora fora do prazo de entrega da DCTF Original.

Podem me ajudar? A competência 10/2018 vence no dia 21/12 e preciso concluir o envio.

Obrigada

Priscila Campos

Herika Cristina de Sousa

Herika Cristina de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 16:03

Débora, o problema é esse, janeiro apresenta erro ao retificar, não conseguimos envio.

a sequencia:

01/2018 Não se aplica
demais meses até 09/2018 "sem alteração de regime"

e

10/2018 "sem alteração de regime" (apresenta erro)
mudar 10/2018 para "não se aplica" apresenta erro também.

retificar 01/2018 é negado.

A única solução seria retificar todas para "não se aplica" porém o não se aplica só pode ser informado no mês de janeiro.

Quem por nós?!



Débora Mendonça

Débora Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 16:10

Herika Cristina de Sousa eu to retificando pra não se aplica, um mês deu certo, agora to aguardando pra enviar o prox até 10/2018, espero que dê certo mas vai ser o dia todo nessa brincadeira.

Herika Cristina de Sousa

Herika Cristina de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 16:27

Oi Debora,

Então...ligamos no nosso suporte fiscal e está cheio de reclamações sobre isso.

Disseram ser problema da própria RFB porém ela ainda não se manifestou sobre o assunto, aguardaremos até amanhã a tarde, mas responda por favor se voce conseguiu com essas retificações enviar o mês 10 pois será a solução caso não saia nenhuma instrução a respeito.

Obrigada!

ANGELICA CRISTINA DA SILVA

Angelica Cristina da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 09:31

meninas, esto retificando todas retroativas e esta dando super certo ... já enviei varias ref. 10/2018.
resposta à mensagem 1150204


em atenção à sua manifestação, esta ouvidoria agradece a sua contribuição ao nos encaminhar sua mensagem e informa que encaminhou o assunto ao setor responsável e obteve os seguintes esclarecimentos:

esta mensagem é enviada quando é feita a tentativa de transmissão de uma dctf com o campo "critério de reconhecimento das variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte em função da taxa de câmbio" igual a "não se aplica" e existe dctf ativa na base com o campo "critério de reconhecimento das variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte em função da Taxa de Câmbio" igual a "Regime de Caixa" ou "regime de competência" ou "sem alteração do regime" ou "regime de caixa - elevada oscilação da taxa de câmbio".
caso a pj cuja dctf está sendo transmitida não seja impactada por variações monetárias cambiais em seu resultado, todas as dctf referentes ao mesmo ano-calendário deverão possuir o campo "critério de reconhecimento das variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte em função da taxa de câmbio" igual a "não se aplica".

caso a PJ cuja dctf está sendo transmitida seja impactada por variações monetárias cambiais em seu resultado e tiver optado por considerar as variações monetárias na determinação da base de cálculo do IRPJ, da csll, da Contribuição para o pis/pasep e da cofins segundo o regime de competência na dctf de janeiro, conforme previsto no art. 3º da IN rfb nº 1079, de 2010, nas demais dctf referentes ao mesmo ano-calendário só existem duas opções a serem utilizadas: "sem alteração do regime" ou "regime de caixa - elevada oscilação da taxa de câmbio", sendo que a utilização da segunda é restrita aos casos em que ocorra elevada oscilação da taxa de câmbio, conforme definido no art. 5º-a do dispositivo legal anteriormente citado.

caso a PJ cuja dctf está sendo transmitida seja impactada por variações monetárias cambiais em seu resultado e tiver optado por considerar as variações monetárias na determinação da base de cálculo do IRPJ, da csll, da Contribuição para o pis/pasep e da Cofins segundo o regime de caixa na dctf de janeiro, nas demais dctf referentes ao mesmo ano-calendário só existe uma opção a ser utilizada: "Sem alteração do regime".
a ouvidoria é um canal de pós-atendimento rfb, ou seja, um órgão especializado na recepção de reclamações, sugestões, elogios e denúncias, relativos aos serviços prestados pelos órgãos do ministério da fazenda e pela rfb. Ou seja, qualquer outro assunto que não os acima elencados, deverão ser tratados pelos canais de atendimento presencial ou a distância, disponibilizados pela rfb.
disponha desta ouvidoria, sempre que julgar necessário.

atenciosamente,

ouvidoria-geral do ministério da fazenda

este é um e-mail automático. por favor, não responda.
para entrar em contato, utilize o serviço:
registre aqui sua mensagem ou consulte aqui sua mensagem, localizado no portal da ouvidoria do ministério da fazenda.
________________________________________
ouvidoria-geral do ministério da fazenda
sas quadra 06 - bloco O - ed. orgãos centrais
70070-917 - brasília/df - tel.: 0800 702 1111
https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor

Markus Patricio

Markus Patricio

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 16:08

Boa tarde, estou com o mesmo problema.

No meu caso ocorreu o seguinte: a empresa que estou tentando enviar a DCTF do mês de outubro foi aberta em abril, no mês de maio fizemos a DCTF inativa, pois não teve movimentação. E não nos atentamos que a opção (critério de reconhecimento das variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte em função da taxa de câmbio) não estava habilitada, e essa dctf foi sem regime de apuração. As posteriores foram enviadas como "Sem alteração do regime". Agora essa do mês de outubro tem o seguinte erro: (A PJ informou que não alterou o regime segundo o qual as variações monetárias cambiais serão consideradas em seu resultadoe não existe DCTF ativa referente PA anterior do mesmo ano-calendário na qual tenha sido informado qual regime adotado(caixa ou copetência). Tentei retificar a do mês de abril, mas não consegui.

Agora o q posso fazer? alguém com esse problema?

Sthefany Silva

Sthefany Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 10:13

Bom dia pessoal!

Não estou conseguindo retificar uma DCTF, avisa que já foi transmitida no dia da original.
Poderiam me ajudar, pois não estou entendendo o porque está demonstrando que já foi transmitida no dia da original se estou mandando uma retificadora

Agradeço desde já!

MARCOS RAMOS SANTANA

Marcos Ramos Santana

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 10:32

ME AJUDAAAAA POR FAVOR

ESTOU COM UMA EMPRESA QUE QUANDO VOU ENVIAR PA 10/2018

PEDE PARA ALTERAR A PA 02/2018

SO QUE OLHANDO MEUS ARQUIVOS NA
DCTF 3.4 A DCTF NÃO FOI TRANSMITIDA
TENHO A DCTF IMPRESSA E NÃO TENHO O RECIBO PARA RETIFICAÇÃO.

SABENDO DISSO TENTO ENVIAR A DCTF NO 3.5 E O VALIDADOR DA A SEGUINTE MENSAGEM
ja consta uma DCTF normal para este periodo apresentada em 19/04/2018

Pessoal o que posso fazer? me ajudaaaa por favor?

Herika Cristina de Sousa

Herika Cristina de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 10:33

Bom dia Sthefany,

respondendo a todos, retificamos para "não se aplica" todos os meses até mês 10/2018 seguindo a base de janeiro de 2018 que foi enviada na época da mesma forma.

quanto ao seu problema, aconteceu aqui.

resolvi recortando e colando em outro lugar as declarações gravadas do c: para outro lugar, se for gravar a retificadora na mesma pasta, ele apresenta erro.


Olá Marcos,

Pegue o numero do recibo da enviada PA 02/2018 no Ecac e retifique conforme janeiro de 2018.
Provavelmente terá que retificar as demais ate 10/2018 também.





espero que tenha ajudado.

Abs,

manoel dantas

Manoel Dantas

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 21 dezembro 2018 | 11:39

Estou tendo o mesmo problemas, gente, em especial tenho um cliente que no periodo 01/2018 apresentei como inativa a DCTF, em 05/2018, teve movimento, ai vinha apresentando, sempre o sistema buscando nos criterios de cambios "NAO SE APLICA", agora em outubro o sistema diz que nao teve opção pelo tipo de regime de apuraçao da contribuição de Caixa ou Competencia, tendo retificar a DCTF de maio 2018, porem nao habilita o campo para mudar esse paramentro, realmente uma situação conflitosa, na ouvidoria, nao temos informação nenhuma, no balcão in loco da Receita aqui em Brasília, não temos nenhuma informação.

Att. Manoel Dantas
MD CONTABILIDADE CONSULTORIA

regina

Regina

Iniciante DIVISÃO 4
há 5 anos Sexta-Feira | 21 dezembro 2018 | 12:03

bom dia,


segui as orientaçoes do colega Alexandre Azevedo e atualizei o receitanet , consegui entregar todas , o programa nem faz nenhum comentario .


obrigada !

boas festas!!!

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2019 | 17:51

Boa tarde
Podem me ajudar ?
Baixei a versão do programa 3.5a e também a versão da receitanet 1.17 e não deu certo.

Fiz a entrega da DCTF referente a competência de janeiro/2018 no prazo, e no campo : Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Crédito e das Obrigações do Contribuinte, em Função da Taxa de Câmbio, informei : Regime de Competência, porque a opção Não se aplica somente pode ser selecionada pelas pessoas jurídicas imunes ou isentas do IRPJ e pelos órgãos públicos da administração direta, conforme o ajuda do programa e também dá mensagem de erro na verificação.
Nos meses de fevereiro a julho/2018 informei o critério das variações monetárias : sem alteração do regime.
Nos meses de agosto a outubro/2018 informei o critério das variações monetárias : não se aplica.
Transmiti todas até outubro/2018 sem aviso ou erro.
Agora estou fazendo a DCTF de novembro/2018 e dá um erro. Eu informando a variação monetária não se aplica e quando vou transmitir dá a mensagem : transmissão não foi concluída, existe DCTF ativa para o PA 01/2018 com a informação Regime de Competência e, quando eu informo o critério das variações sem alteração do regime quando vou transmitir dá a mensagem : transmissão não foi concluída, existe DCTF ativa para o PA 08/2018 com a informação não se aplica.
Será que eu fazendo a retificação de agosto a outubro/2018 informando as variações monetárias : sem alteração do regime e também informando a DCTF de novembro/2018, eu consiga transmitir ?
Podem me ajudar ?
O estranho que os outros meses consegui transmitir, não deu erro nenhum, agora deu problema em novembro/2018.
Obrigado

Cezar Silveira
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.