x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 84

acessos 52.009

erro envio da dctf versao 3.5

neilaine alves

Neilaine Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 11:27

bom dia,
ao tentar enviar as informações relativas a dctf de outubro/2018 com a versão 3.5 do programa, do cnpj certo município o envio apresenta erro no validador, pois alega que o campo "critério de reconhecimento das variações monetárias..." foi preenchido com a opção errada, porém já coloquei as três opções que estão disponíveis no campo regime de caixa, não se aplica, sem nenhuma alteração de regime, na esperança de conseguir o envio e nada.
a dctf do mês anterior enviei com esse mesmo campo preenchido como não se aplica e deu certo, porém esse mês não estou conseguindo.
alguém já passou pelo mesmo problema e poderia me ajudar?

Thayse Fernanda Amaral Carlos

Thayse Fernanda Amaral Carlos

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 12:21

Bom dia!
Tive o mesmo problema ao tentar enviar a DCTF do mês de outubro. Estou tendo que retificar todas as declarações que foram enviadas desde a competência 01/2018, alterando para a opção "Não se Aplica" nos dados iniciais do cadastro.

Alguém sabe o motivo?

Mônica

Mônica

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 13:23

Bom dia!
Estou fazendo DCTF 10/2018, esta apresentando o seguinte problema no programa DCTF: \"A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUIDA\". Existe DCTF ativa para PA 09/2018 com a informação não se aplica nesse campo. Apenas as PJ não impactadas por variações monetárias cambiais em seu resultado devem escolher a opção \"Não se Aplica\" no campo ´Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Crédito e das Obrigações do Contribuinte em Função da Taxa de Câmbio´.
Alguém pode me ajudar? Como devo proceder se a empresa não houve alteração do regime nesse campo?

Ja tentei retificar a DCTF 09/2018 informando a opção \"Não se aplica\", e mesmo assim não consegui transmitir, continua apresentando ERRO agora a mensagem é falando sobre o PA 01/2018.

Marina Santos Ferreira

Marina Santos Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 14:11

Olá, estou tendo o mesmo problema, já retifiquei a DCTF de Janeiro/2018 e agora diz que o problema está na DCTF de Setembro/2018, mas não consigo retificar a DCTF de Setembro/2018. Tentei enviar novamente a DCTF ref. 11/2018, mas deu o erro que não está descrito se é caixa ou competência na DCTF ref. 01/2018, sendo que deixando como estava antes "competência" não deixar enviar nenhuma DCTF. Vocês fizeram algum outro teste que deu certo? Pois já baixei o programa novamente e mesmo assim também não está indo.

Muito Obrigada!

neilaine alves

Neilaine Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 14:20

Estou retificando todas as anteriores a começar pela de janeiro. Até o momento estou conseguindo mesmo apresentando erro entre uma e outra, continuo tentando e vai. A de janeiro informei o regime, e as demais estou colocando como sem alteração no regime.
Espero que consiga até a do mês atual.

Marco A. Saconato

Marco A. Saconato

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 15:36

Boa tarde Pessoal,
vejo que este erro esta acontecendo com demais companheiros de profissão. Estou confuso quanto a retificação dos arquivos a partir de janeiro para corrigir tal erro que pelo que entendo foi gerado pela própria RFB. Afinal ela se manifesta que existe alguma mudança no preenchimento dessa janela.
NOVIDADE: A opção Não se aplica da caixa de combinação Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Crédito e das Obrigações do Contribuinte em Função da Taxa de Câmbio poderá ser utilizada, também, pelas pessoas jurídicas cuja forma de tributação do lucro seja diferente de Imune do IRPJ e Isenta do IRPJ. A caixa de combinação Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Créditos e das Obrigações do Contribuinte em Função da Taxa de Câmbio será preenchida automaticamente pelo programa com a a opção Não se aplica.

Fico confuso e com medo pois se tratando de RFB tudo é estranho.

Obrigado

Marco

ANDERSON ANJOS

Anderson Anjos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 18:43

No meu caso iniciei a DCTF de Jan/2018 no Regime de Competência para o reconhecimento das variações, e para os demais meses até agosto/2018 segui com: Sem Alteração do Critério, em Setembro/2018 errei e coloquei: Não se aplica, quando na verdade seria : Sem Alteração de regime.

Retifiquei apenas Setembro/2018 e tentei novamente transmitir o mês de Outubro (Regime de Competência) confirmando o que declarei em Janeiro e deu certo.

ELIZIANE

Eliziane

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 08:00

Estou entregando a DCTF e tem uma que iniciou o ano inativa entreguei em janeiro como inativa então não abre para opção de cx ou competencia a prox entreguei em julho e informei sem alteração e as demais segui assim, na versão 3.5 agosto entreguei não se aplica estou tentando retificar e não aceita fica dando aquela msg que não selecionei a opção, mais se retificar janeiro tenho que desmarcar a inatividade será que tenho que fazer isso? alguém já consegui descobrir como consertar?

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 08:45

Neilaine Alves

Bom dia,

Aconteceu o mesmo comigo e consegui resolver da seguinte maneira, você deverá entrar na DCTF do Mês de Agosto, Setembro e verificar que deve estar com a Opção de Não se Aplica nas variações, e lá deverá RETIFICAR e colocar que sem Alteração, voçê deve fazer mês a mês só que não vai conseguir retificar todas ao mesmo tempo então faça o seguinte, RETIFIQUE a de Agosto na parte da manhã, a de SETEMBRO na parte da Tarde e assim voçê conseguirá entregar a DCTF de OUTUBRO no Outro dia.

Espero ter ajudado.

OBS: Não é Necessário Retificar desde JANEIRO!

Rodrigo'


Compartilhem ...

" Somos Contadores de Sonhos que Sonha com um Mundo Melhor." Qiu chaplin - Pensador filosofo e Contador.
Laura

Laura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 10:20

Bom dia,

Ontem também tive este problema e fiz exatamente como nosso amigo Rodrigo recomendou.

No meu caso eu precisei retificar apenas a de Setembro que constava a opção "Não se aplica", alterando para "Sem Alteração de Regime", visto que a minha de Agosto estava correta como os outros meses com a mesma opção "Sem Alteração de Regime", então consegui transmitir a de Outubro ainda no mesmo período, uns 10 minutinhos depois.

Não precisei retificar o mês de Janeiro.


Eliziane da Cruz Durand

Dá uma olhadinha neste tópico: https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/306365/erro-validador-dctf/1
Tinha alguém com esse mesmo problema, pode te ajudar a resolver.

Abraços.

Gislaine  Mozerle

Gislaine Mozerle

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 11:00

A orientação da minha consultoria foi a seguinte:

Para empresas lucro real e presumido: Em JANEIRO na opção em que pergunta sobre as variações monetárias a opção correta é: CAIXA.
Nos demais meses deve-se marcar S/ALTERAÇÃO DO REGIME.

Para Imunes e Isentas: Em todo ano deve-se marcar a opção NÃO SE APLICA.

Este problema na verdade não é um erro na dctf3.5 mais sim erro de preenchimento, visto que a regra sempre foi essa desde 2011.

Beatriz Cunha

Beatriz Cunha

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 11:10

Bom dia,

Todas as minhas DCTF transmitidas de 01/2018 à 07/2018 estão com a opção ''Sem alteração de regime'' só percebi agora depois que li os comentários aqui, que o mês 08 e 09/2018 foi transmitido com a opção ''não se aplica'' acredito que tenha sido alterado automaticamente e transmitido dessa maneira, a opção que encontrei foi retificar os meses 08 e 09/2018 para ''sem alteração de regime'' e assim, transmitir o mês 10/2018.

Porém, na hora de transmitir ta aparecendo ''arquivo não foi transmitido. Nenhum dos servidores respondeu ao pedido de conexão." Mais alguém com esse mesmo problema?

sibele

Sibele

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 11:57

Bom dia,

as minhas DCTF transmitidas a partir de 02/2018 à 07/2018 estão com a opção ''Sem alteração de regime'' só percebi agora depois que os meses 01/2018 , 08 e 09/2018 foi transmitido com a opção ''não se aplica'' preciso retificar essas três competências para conseguir transmitir o mês 10/2018?

pois tentei retificar os meses de 08/ e 09/2018 e não consegui fazer a retificação , alterando para ''Sem alteração de regime''.

carlos kopp

Carlos Kopp

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 13:52

Também estou tendo o mesmo problema Sibele....

Se souber me avise, pois estou tentando de tudo e nada...

Carlos Kopp
Oculto Whats

Carlos Kopp
(51)98573-8887 Whats
sibele

Sibele

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 15:26

agora tranca o sistema da DCTF quando tento enviar , não consegui retificar nenhuma ainda.

a empresa é imune e isenta , então seria '' não se aplica'', mas de 02/2018 a 07/2018 foi enviado ''sem alteração do regime''

Não sei se retifico esse período ou 01/2018 , 08 e 09/2018 que esta ''não se aplica'', não sei mais o que corrigir.

Elisandra

Elisandra

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 16:34

Boa Tarde,

Apenas fiz retificações do mês 09/2018 e alguns do mês 08/2018 e enviei mês 10/2018.

Referente ao PA anterior sem débitos a declarar, como não consigo fazer a retificação, enviei com um codigo de PIS no valor 0,01 e irei retificar para zerar a DCTF, dessa forma consegui enviar as do mês 10/2018 que estavam nessa situação.

Não sei se está correto, mas sem que a Receite não mude a versão fiquei sem alternativa.

Att

Antonio Galera Loureiro

Antonio Galera Loureiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 16:48

Boa Tarde,

Alguma nota explicativa da receita federal a respeito disso, eu tenho 30 DCTFs para entregar, vou deixar para sexta feira, tomara que resolva esse problema e não tenha que retificar meses anteriores.

MARIELY VIEIRA DE OLIVEIRA

Mariely Vieira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 17:20

Boa tarde gente!

Eu estou com o mesmo problema!

Porém, eu retifiquei desde 01/2018 até 09/2018 alterando para "NÃO SE APLICA". Consegui enviar... Mas não sei se está correta, alguém poderia me dizer algo sobre?

Obrigada

WILLIAM SARAIVA DA SILVA

William Saraiva da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 22:22

Pessoal
Estava enfrentando o mesmo problema!


Como aqui o volume é muito grande de DCTF, consegui entregar todas as competências de 10/2018 (retificando os períodos apresentado como erro)
Não deixem para o ultimo dia, pois, em alguns casos teve meses que estavam de uma forma e outros meses de outra forma... pela antiga administradora que estava cuidando da entrega. Acredito que a receita federal colocou alguma validação agora para esses casos ao qual as entregas não esteja em acordo com a configuração de "01/2018" E como esse erro é de preenchimento, duvido muito que a receita irá disponibilizar algo nesse sentido ou prorrogação de prazo!

O que eu fiz foi indo retificando os meses que aparecem o erro da competência e deixando sempre igual com a competência anterior.
Demora em média de 5 a 15 minutos para processar cada retificação... para conseguir retificar a competência seguinte até chegar em "10/2018".

Exemplo: Erro na Apuração 06/2018, fui no E-cac, peguei a cópia de 05/2018 na aba "Dados iniciais" analisei qual configuração estava e fui colocando igual para as demais competências "06/2018"..."07/2018"..."08/2018". Nos casos em que verifiquei que o erro vinha depois de "01/2018", porém errado, já fiz o retrabalho de voltar em "01/2018" e vim retificando da forma correta como a nossa amiga GISLAINE MORZELE explicou:

"A orientação da minha consultoria foi a seguinte:

Para empresas lucro real e presumido: Em JANEIRO na opção em que pergunta sobre as variações monetárias a opção correta é: CAIXA.
Nos demais meses deve-se marcar S/ALTERAÇÃO DO REGIME.

Para Imunes e Isentas: Em todo ano deve-se marcar a opção NÃO SE APLICA.

Este problema na verdade não é um erro na dctf3.5 mais sim erro de preenchimento, visto que a regra sempre foi essa desde 2011."


Para aqueles que estão aguardando até sexta-feira que é o prazo, sugiro como "medida paleativa" a fim de se livrar da multa de 250,00, ir retificando as compentencias que estão dando problema até que consigam entregar a competência de 10/2018.

Atenciosamente,

Contador: William Saraiva
Celular/Whats Apps: +55 (19) 9 9965-3888
E-mail: [email protected]
Laura

Laura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 11:11

Maria Ines

Sugiro fazer como nosso amigo William recomendou.
Por enquanto, é isso.

Tenha um bom dia!

sibele

Sibele

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 11:15

Bom dia,

Eu consegui enviar a DCTF 10/2018 , após fazer a retificação do período 02/2018 a 07/2018 que estava ''sem alteração do regime'' e passei para '' não se aplica'' , dessa forma consegui transmitir a do mês de outubro.

Caroline Motta

Caroline Motta

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 11:26

Estava retificando as declarações desde janeiro e resolvi tentar a do mês 10/2018, e então repentinamente todos os erros cessaram e consegui entregar todas. Inclusive havia uma empresa que eu não havia retificado nenhum mês e consegui entregar o mês 10/2018!!

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.