x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 231

Caof - escritório contábil com 100% de clientes de serviços

William

William

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 5 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2018 | 16:43

Prezados, boa tarde

Gostaria de tirar uma dúvida por gentileza sobre o Coaf, pois abrimos nosso escritório contábil recentemente e 100% dos nossos clientes são empresas de serviços, então estamos na dúvida se precisamos fazer o Coaf ou não, mesmo que seja negativo ou de não ocorrência.

Pelo que vimos nessa relação de operações da lei 9613/98 não cita empresa de serviço, menciona estabelecimentos comerciais ou industriais e outras atividades.

Alguém poderia ajudar por gentileza?

Obrigado

William

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 07:58

Ola William

Correto! Precisa ser informado todas as empresas no seu caso enquadraria em outras atividades.

Como não há movimento deve informar "NÃO OCORRENCIA".

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
William

William

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 5 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 08:30

Bom dia Daniel,

Primeiramente agradeço pela ajuda. Poderia esclarecer por gentileza mais essa dúvida?

Pelo que você respondeu teremos que informar todos os clientes e se houve movimento ou não, certo? Mas por exemplo os clientes que fazemos apenas folha de pagamento ou qualquer outro serviço que não seja os serviços completo da escrituração contábil, ou seja, pois temos clientes que não fazemos a contabilidade, apenas algum tipo de legalização de empresa ou suporte administrativo etc já que nossa empresa abrange os tipos de serviços além dos serviços contábeis.

Nesse caso precisamos fazer também a declaração desses clientes ou seria o contador/empresa contábil que assina o balanço deles?

A obrigação do Coaf seria para o contador/empresa contábil declarar apenas os clientes em que tem a responsabilidade contábil ou para todos os clientes que prestou qualquer tipo de serviço independente da responsabilidade contábil ou não?

Nossa empresa tem os dois casos, clientes em que assinamos o balanço e clientes em que fazemos serviços pontuais sem a reponsabilidade contábil.

Obrigado

William


DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 10:01

Correto! William

Vc poderá faze-la desde que o outro contador disponibilize as informações necessárias e vice-versa, evidente que a pessoa que transmite será a responsável legal pelas informações.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.