x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 187

Documentos de IRPF

kezia

Kezia

Bronze DIVISÃO 2, Publicitário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 15:48

Olá,
Tenho diversos documentos guardados referentes a declaração de imposto de renda dos anos anteriores, minha dúvida é eu devo guardar estes documentos por precaução, se sim por quanto tempo devo fazer isto?

Heitor amaro

Heitor Amaro

Iniciante DIVISÃO 4, Jornalista
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 15:58

Os documentos de imposto de renda devem ser guardados para consulta pelo período de cinco anos. Além disso, também é recomendável ter o recibo da última declaração de IRPF.


É extremamente recomendável guardar os documentos das declarações anteriores, pois caso a Receita solicite algumas informações já declaradas anteriormente você terá em mãos evitando ser retido na malha fina. Uma dica é, organizar estes documentos da melhor forma possível para ter acesso fácil caso seja solicitado.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 16:03

Kezia,

Recomenda-se guardar os documentos relativos aos últimos cinco anos, para possíveis questionamentos do Fisco.

Veja esse interessante informativo da FENACON com os prazos de guarda de documento e suas bases legais.

http://www.fenacon.org.br/media/uploads/revistas/GUIA_DE_PRAZOS.pdf

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.