x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 803

Imposto de empresas de lucro presumido

Paula Peres

Paula Peres

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 16:32

Boa tarde.
Venho tirar um dúvida se alguém me responder agradeço.
Como emito os impostos de uma empresa de Lucro Presumido. Para as empresas do simples eu entro no site do simples nacional e emito o das referente ao mês, para as de lucro presumido eu entro em algum site? Quais impostos tenho que gerar e por onde? Estou muito confusan não sei por onde começar.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 16:59

Paula Peres,

Qual a atividade do seu cliente?

Em linhas gerais, os impostos são: PIS, COFINS, ISS (para serviços), ICMS (para comércio), IRPJ e CSLL.

Você possui algum tipo de suporte na contabilidade? Recomendo que você procure uma especialização, algo do tipo. O CRC possui alguns cursos gratuitos. Vale a pena conferir :)

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Paula Peres

Paula Peres

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 17:03

Então eu estou trabalhando em um escritório porém nunca peguei empresas desse tipo, como eu gero cada imposto? Quais são referentes a prestação de serviço e quais são referentes ao comercio?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 17:05

Paula Peres, boa tarde.

Empresas do Lucro Presumido e Real pagam seus impostos por meio de DARFs, com códigos correspondentes a cada tributo.

Porém, não se tem um site, nem um programa específico para apuração do imposto e geração das guias, como ocorre com o Simples Nacional.

Creio que você possui um software contábil para execução de seus trabalhos.

Será nesse software, realizando as escriturações e contabilizações de maneira correta, que será apurado o imposto (que depende de sua conferência com base no seu conhecimento para saber se foram gerados de maneira correta ou não) e a emissão das guias.

Fui bem genérico e resumido nos pontos. Somente para você ter uma noção.

No que mais for tendo dúvidas, volte a postar.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Paula Peres

Paula Peres

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2019 | 14:59

Entendi. Muito obrigada por sua ajuda.
Porem uma empresa de venda e prestação de serviço, exemplo :
45.30-7-03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
45.20-0-01 - Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores

Quais impostos seriam de cada um?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2019 | 15:03

Paula Peres, boa tarde.

Os impostos são os que o colega Daniel Garcia discriminou.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Paula Peres

Paula Peres

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2019 | 15:19

Perdão, não lembrava mais.
Obrigada.
Então lanço as notas de venda e serviço e depois pelo próprio sistema eu gero os impostos para pagamento certo?
Obrigada por sua atenção.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2019 | 15:27

Paula Peres,

Sim. Porém, normalmente, quando se tratar de serviço, a guia de ISS é emitida pela própria prefeitura.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2019 | 15:59

Paula Peres,

Opa, se tem. Mas ai estamos falando de comércio, de ICMS.

Isso vai afetar na sua apuração do ICMS. Mas ICMS é um negócio bem complexo, que deve ser verificado com calma.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2019 | 13:50

Paula Peres, boa tarde.

Olha colega, fica difícil te passar informações deste tipo, por vários fatores:

1 - somos de estados diferentes

2 - estamos numa sala de legislação federal. ICMS é tributo estadual. Seria mais interessante você ir na sala de Legislações Estaduais e Municipais e postar lá

3 - por vezes a situação tributária e codificação de uma operação envolve uma analise de vários aspectos dela, como por exemplo: quem é o remetente e onde está situado, quem é o destinatário e onde está situado, qual a natureza da operação, qual o produto envolvendo a operação e ainda, caso a operação seja interestadual, cabe analisar Convênios e legislações específicas entre aqueles estados, para que você realize a operação da maneira mais correta possível.

Portanto, sugiro que primeiramente dê uma pesquisada no fórum sobre o assunto, principalmente envolvendo os estados os quais você deseja informação.

Após isso, caso tenha alguma dúvida pontual, que não tenha sido respondida em algum outro tópico já aberto, crie um novo tópico com sua dúvida, para que os colegas que tenham o conhecimento da situação possam te ajudar.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.