x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 328

Dúvida Lucro x conta bancária

Tiago RM

Tiago Rm

Iniciante DIVISÃO 5
há 5 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2019 | 14:24

Olá, estou organizando um torneio e tenho a seguinte dúvida:

O dinheiro de todos os participantes serão depositados na conta bancária e existirá uma distribuição para os ganhadores. Tirando apenas uma taxa de adm.

Já que o que entra n conta não é lucro, como devo contabilizar isso?

Entendo que o governo pensa que é lucro....

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2019 | 15:51

Boa tarde,

Você devera ter que fazer lançamentos contábeis nas contas respectivas, movimento bancário não serve para comparação com lucro, sim para a receita verificar se sua movimentação financeira esta condizente com suas atividades comerciais da empresa, por movimentação bancárias e cartões de credito que a receita federal tem autuado as empresas, pois se vende muito nessas condições se o registro fiscal (nota fiscal) de saida das mercadorias ou serviços.
Então no seu plano de contas você deve ter uma conta para Banco conta movimento, que vai servir como se fosse seu caixa.
Imaginei a seguinte operação, veja se esta correto meu raciocínio

Na Inscrição do jogador (você vai tratar como uma venda) debitar uma conta como se fosse a inscrição do torneio

D Taxa de inscrições do torneio
C Duplicata ou Titulo a receber

No Recebimento da Taxa

D Banco Conta Movimento - Valor Total
C Duplicata a receber

No pagamento da premiação

Premiações pagas

D Pagamento de Premiações (despesas)
C Taxa de inscrições torneio

Note que o saldo que sobra da conta Taxa de inscrições vai ficar igual ao saldo que sobrar no banco sendo esse seu lucro a ser tributado.
Acredito que algum companheiro possa complementar a resposta, mais a principio seria essa sua contabilização para controlar seu lucro.

Acredito que depois talvez ainda falte vc fazer um lançamento de transferência do saldo para uma conta de receita para essa taxa ser tributada com os impostos a serem apurados.

D Taxa de inscrições torneio
C Receita com taxa de adm. torneio

Espero ter raciocinado corretamente.



Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil
Tiago RM

Tiago Rm

Iniciante DIVISÃO 5
há 5 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2019 | 19:40

Compreendo. Mas se eu for MEI, que não tem obrigação de emitir nota para PF. Será que a receita não vai julgar a minha movimentação como se fosse lucro?

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2019 | 08:14

Bom dia,
MEI existe um documento de receitas, chamado RELATÓRIO MENSAL DAS RECEITAS BRUTAS, ao qual é obrigatoria sua guarda caso venha a ser fiscalizadoo, você vai declarar nele somente a taxa de administração das apostas então como sendo sua receita, como eu frisei, você vai ter movimento na conta bancária, pois o dinheiro vai sair da conta bancária para pagamento dos prêmios, sugiro fazer o pagamento em cheques nominais, pegar um recibo assinado e com a identificação de quem você esta efetuando esse pagamento.

Att,

Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil
Tiago RM

Tiago Rm

Iniciante DIVISÃO 5
há 5 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2019 | 12:05

Obrigado. Agora uma dúvida. Caso fosse pequena empresa e ai quisesse pagar sobre o lucro.

Como a receita iria entender que o pagamento de prêmios é uma despesa? Qual documento eu teria para estar seguro disso? Pagar com "cheques nominais" e recibo assinado serve como documento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.