Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.503

Programa GCAP 2019

ALAN CONTADOR

Alan Contador

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2019 | 17:19

Aproveitar a pergunta do amigo acima, gostaria de tirar uma duvida.
Foi feita a venda de um imóvel com ganho de capital agora em janeiro de 2019, então tenho até o ultimo dia do mês seguinte para fazer o GCap se quiser pagar os 15%.
Gostaria de saber se optando pelo beneficio dos 180 dias, preciso declarar ainda o GCap até o ultimo dia do mês seguinte ao da venda, ou se não, qual o prazo limite para que seja feito a declaração?

Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 14:27

Boa tarde Allan.

Independe do beneficio dos 180 dias para aquisição do outro imóvel, ainda sim é necessário fazer o CGAP.
Lembrando que o GCAP não se trata de uma declaração a ser entregue no próximo mês ou algo do tipo, o GCAP irá compor a DIRPF do ano calendário que está calculando o ganho do capital. Contudo, o imposto, se houver, esse deverá ser recolhido de acordo com a DARF que é extraída no próprio programa.

Espero ter ajudado!!

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
Luciana Machado

Luciana Machado

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 2 maio 2019 | 09:20

Eu vou entrar no beneficio dos 180 dias. Como faço para não pagar o imposto? Já que vou declarar o GCAP antes da compra do outro imóvel. Desculpa a pergunta, mas eu nunca fiz essa declaração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.