x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 362

Recolhimento de Imposto de Renda

Alex

Alex

Iniciante DIVISÃO 2, Médico(a)
há 5 anos Sábado | 12 janeiro 2019 | 20:29

Atendo uma vez por semana em uma empresa na qual os pacientes pagam 90 reais, a empresa fica com 30%, ou seja, eu fico com 63 reais de cada paciente.
Como não existe nenhum tipo de contrato e não tive nenhuma orientação, no ano passado declarei da seguinte forma: fiz carnê-leão, com o CPF de todos os pacientes, como se eu recebesse 90 reais e pagasse 27 reais de cada (somo os valores no final do mês) de aluguel da sala.
Assim declarei IR completa, e meu único desconto é o aluguel da sala. Assim, quando fiz a declaração 2017-2018, acabei tendo imposto a pagar .
No entanto, olhando o carnê-leão de 2018, percebi que irei pagar mais imposto do que realmente devo.
Mas, se eu declarar o que realmente recebo, 63 reais de cada paciente, posso fazer a declaração simplificada e assim, com o desconto simplificado, receberei restituição ou, pelo menos, não terei imposto extra para pagar.
Como devo proceder?
1) Posso declarar, CPF por CPF, como se recebesse 63 de cada paciente? (O imposto via DARF ficaria o mesmo valor, só precisaria consertar meu carnê-leão, antes de enviar, trocando o valor de todos os pacientes de 90 para 63 reais e excluindo o aluguel)
2) Tenho que fazer de outra forma? (Ex.: li que existe a opção de RPA, mas entendi que não daria certo por ser retroativo - 2018 - e por eu já ter pago imposto via DARF de 2018 todo)
Grato e desculpem algumas redundâncias de informações.

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 11:00

Bom dia Alex,

alguém (você ou empresa) dá recibo aos pacientes? Se sim, quem e em qual valor? Entre você e a empresa há alguma documentação que comprove o recebimento e/ou pagamento/desconto dos R$ 27,00?

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128
Alex

Alex

Iniciante DIVISÃO 2, Médico(a)
há 5 anos Sábado | 26 janeiro 2019 | 17:10

Boa tarde João,
A empresa emite nota fiscal no valor de 90 reais quando algum cliente pede. Nos demais, não sei como procedem.
A única coisa que faço é assinar um caderno com o valor total do dia; recebo os 63 por paciente, em dinheiro, no mesmo dia do atendimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.