x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 234

DCTF's em atraso - Dúvida sobre multa

Lukas Melo

Lukas Melo

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 5 anos Domingo | 13 janeiro 2019 | 22:01

Olá, Boa noite

Tenho uma empresa prestadora de serviços (construção civil, em PE) que quase faliu e agora estou tentando me reerguer e me regularizar e tenho algumas dúvidas..
Em 2015 consegui entrar no simples, porém, devido a vários infortúnios fui excluído em dezembro do mesmo ano por não pagar os impostos devidos.. de lá pra cá, foram emitidas NFS-e's na maioria dos meses, mas nenhuma declaração ou impostos foram pagos, pois não tive como pagar um contador e o bolo de dívidas foi só aumentando.. Nesse ano de 2019 eu tenho boas expectativas quanto a entrada de receitas, por isso resolvi correr e tentar me regularizar antes do dia 31/01 pra tentar voltar ao simples.

Entrei no ECAC pelo Certificado Digital e fui checar as pendências.. Na parte dos débitos, tem a opção de gerar os DARFs, o que não me preocupa pois é algo intuitivo.. minha preocupação é sobre as DCTF's em atraso, que somadas chegam a 42.

Os meses devidos são:
2014 - FEV a DEZ
2016 - ABR a DEZ
2017 - JAN a DEZ
2018 - JAN a OUT

Já baixei os programas pra fazer as DCTFs e pra enviá-las.. seria DEMAIS da minha parte pedir um passo a passo de como preencher uma DCTF, então eu corri pro YouTube e acho que consigo fazer.

Minhas dúvidas são em relação às multas.. pois como houve movimentação na maioria dos meses, eu sei que terei que fazer todas as DCTFs, mas sobre as multas, qual valor ficará em cada uma?
Onde eu devo ir pra gerar esses DARFs das multas?
Como eu imagino que o valor dessas multas deva ficar um pouco alto, é possível somar todas elas e fazer algum tipo de parcelamento?
pois vou ter que negociar mais de R$20.000,00 do Simples, mais de R$15.000,00 da Prefeitura e alguns outros débitos que não podem parcelar.. ai não terei condições de pagar todas essas multas à vista.. Aí preciso saber se vale mesmo a pena correr pra tentar voltar pro Simples ou se eu tento me reerguer ao longo do ano, seguindo com "Lucro Presumido"

Peço desculpas se a pergunta for repetitiva ou um pouco apelativa, mas procurei bastante e não ficou totalmente claro pra mim e eu ainda não tenho como pagar a alguém pra fazer isso.

Desde já, fico sinceramente grato.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2019 | 12:53

Lukas Melo,

Dada a delicadeza do assunto, recomendo piamente que procures um serviço de assessoria contábil de sua confiança, pois, pelo exposto, não serão somente as DCTF que precisarão ser regularizadas.

Foram entregues as EFD-Contribuições desse período?
Foram entregues as ECF desse período?
Foram entregues as ECD desse período?
Foram entregues as DIRF desse período?
Foram entregues as RAIS desse período?
Foram entregues as GFIP desse período?

Além do mais, você precisará colocar em dia a escrituração contábil e fiscal de sua empresa.

Importante! Caso você consiga, junto do seu contador, solucionar as pendências a tempo, é possível ainda voltar ao Simples Nacional em 2019. O prazo do pedido vai até o fim desse mês.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.