x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.377

FGTS depositado na conta inativa

Marcio

Marcio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 16:22

Boa tarde.

Não encontrei solução na pesquisa, então pergunto aqui.

Uma empresa veio de outro escritório e na hora de cadastrar os funcionários mandaram a ficha errada.

O funcionário já havia trabalhado antes na empresa uma vez, saído e voltado em um novo contrato posteriormente. Acontece que mandaram a ficha do contrato que estava baixado.

Resumindo, o FGTS durante alguns meses acabou sendo depositado na conta baixada.

Há como arrumar isso sem precisar pedir devolução e pagar as guias de novo?

Agradeço antecipadamente a todos.

Freitas

Freitas

Ouro DIVISÃO 3, Diretor(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 16:57

Boa tarde!

Marcio

Sim, é possível transferir a conta vinculada inativa para conta vinculada ativa do trabalhador.

Todas as instruções estão no manual de orientações:

FGTS Manual de Orientações Retificação de Dados, Transferência de Contas Vinculadas e Devolução de Valores Recolhidos a Maior

3.2.3.7 SEÇÃO 6 - PEDIDO DE UNIFICAÇÃO DE CONTAS DO TRABALHADOR EM MULTIPLICIDADE
3.2.3.7.1 Permite ao empregador solicitar a unificação de contas vinculadas, geradas em decorrência de divergência cadastral, de um mesmo contrato de trabalho.
3.2.3.7.2 Para que a unificação de contas ocorra é necessário que todas as contas envolvidas pertençam à mesma base de recolhimento e ao mesmo titular, e que já estejam com os dados cadastrais corrigidos ou conste pedido de correção no mesmo formulário retificador:

Estou anexando o manual para que você faça o procedimento de unificação.

Espero ter ajudado!

Freitas

Freitas
Contador Diretor
https://www.freitascontabilidade.com.br
e-mail: [email protected]
Skype: freitas-fc
Fone: 92.3082-1595
Cel. 92.9.9991-0151oi (WhatsApp)
Marcio

Marcio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 17:38

Não sei se eu me expressei bem, mas são datas de admissão diferentes nos dois contratos.

São contratos em datas diferentes na mesma empresa.

Pode fazer fusão de contas assim?

Freitas

Freitas

Ouro DIVISÃO 3, Diretor(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 10:07

Bom dia!

Márcio

Sim, você poderá corrigir tudo que está errado para unificar as contas, inclusive a data de admissão, caso o contrato tenha que ser somente um, ou seja, se há duas datas de admissão, você vai retificar através de uma RDT para permanecer a correta, depois proceder com a unificação.

Já existe a RDT via conectividade, sem a necessidade de preencher o formulário para dar entrada na Caixa.

Um detalhe, se os contratos realmente são válidos, com dadas de admissão distintas, não tem como unificar, pois as contas vinculadas são por admissão/demissão.







Freitas
Contador Diretor
https://www.freitascontabilidade.com.br
e-mail: [email protected]
Skype: freitas-fc
Fone: 92.3082-1595
Cel. 92.9.9991-0151oi (WhatsApp)
Marcio

Marcio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 17:58

Um detalhe, se os contratos realmente são válidos, com dadas de admissão distintas, não tem como unificar, pois as contas vinculadas são por admissão/demissão.


Freitas, os contratos são válidos sim. Só que houve o erro que descrevi acima e por conta disso os depósitos atuais caíram na conta do contrato antigo. Agora quero passá-los para a conta atual, mas de preferência sem precisar pedir devolução.

Será que dá para fazer isso com aquele "campo 5" da RDT?
Alguém sabe se serve para esse caso?

Freitas

Freitas

Ouro DIVISÃO 3, Diretor(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 18:33

Boa tarde!

Marcio

Consegue sim.

O ideal é que você vá até uma agência da Caixa Econômica Federal para pegar as orientações. Se os atendentes do sistema FGTS não conseguirem te orientar na hora, peça que entrem em contato com o setor responsável, que é o GIFUG. Esse departamento normalmente fica numa agência administrativa central, sem atendimento ao público. Quando necessário, as agências fazem o encaminhamento para atendimento presencial.







Freitas
Contador Diretor
https://www.freitascontabilidade.com.br
e-mail: [email protected]
Skype: freitas-fc
Fone: 92.3082-1595
Cel. 92.9.9991-0151oi (WhatsApp)
Freitas

Freitas

Ouro DIVISÃO 3, Diretor(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2019 | 12:48

Bom dia!

Marcio

Localiza o telefone do GIFUG e formaliza uma reclamação, pois eles têm a obrigação de orientar.

Podes ir em outras agência, uma vez que tem muita diferença de atendimento de uma para outra.

Como falei, na agência, quando não conseguem resolver, na hora entram em contato com o departamento responsável para obter a orientações. Caso se recusem, fale com o Gerente da agência.



Freitas
Contador Diretor
https://www.freitascontabilidade.com.br
e-mail: [email protected]
Skype: freitas-fc
Fone: 92.3082-1595
Cel. 92.9.9991-0151oi (WhatsApp)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.