x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 25

acessos 6.199

Parcelamento Simples Nacional - Não pagou 1ª parcela

Fabiano Takakuwa

Fabiano Takakuwa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 10:29

Bom dia pessoal, gostaria que alguém me ajudasse em uma duvida, meu cliente foi excluso do Simples Nacional, e fizemos um parcelamento para ele retornar ao Simples Nacional, só que a 1ª parcela venceu dia 14/01/2019 e ele não pagou, qual é o tempo de processamento para a Receita federal liberar um novo parcelamento?

Desde já Agradeço.

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 15:37

Fabiano Takakuwa,

Provavelmente você só conseguirá fazer um novo pedido, após o dia 10 do mês de fevereiro.
Acontece isso quando faço algum pedido, a qual vence dois dias após o pedido e o cliente não paga, só fica disponível após o dia 10 do próximo mês para um novo pedido, até lá, fica aparecendo a situação: "Aguardando pagamento da 1ª parcela"

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 15:48

Boa tarde Fabiano. Como vai?


Espero estar errado! Que minhas previsões não se concretizem. Se o contribuinte foi desenquadrado do simples nacional atraves de ADE (Ato Declaratório de Exclusão) e o mesmo não regularizou as pendencias no prazo de 30 (trinta) dias a contar do conhecimento do ADE, o mesmo será excluido do simples nacional em meados do exercício seguinte. Contudo poderá ser requerido uma nova opção com o prazo até dia 31/01 para a regularização das pendências (pagamento/parcelamento). Se foi feito o parcelamento e a parcela inicial não foi paga, receio que a opção seja indeferida. De coração amigo, espero esta errado. Estarei em orações.

junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 16:11

Boa tarde,


Fabiano Takakuwa

tenho certeza que podera ser feito outro parcelamento ainda este mes.
So se em 2019 mudou algo.

para tirar as duvidas fui olhar uma empresa que fiz parcelamento do simples em outubro ele nao pagou a 1ª parcela, consegui dias depois fazer outro.
eu tenho salvo todos os pedidos.

att
junia

Junia Meireles
Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 11:32

Junia Francielle Meireles , foi feita a desistência do parcelamento?

Eu nunca fiz dessa forma, mas ta ai uma possibilidade que nosso colega poderia tentar.
Obrigada por compartilhar!!

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 13:28

Patricia
Boa tarde,
nao houve a desistencia,
fiz o parcelamento, o cliente nao pagou, logo depois fiz novamente,

o nosso colega Fabiano ja pode tentar fazer um novo parcelamento.


att
junia

Junia Meireles
Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 13:35

Junia Francielle Meireles , pelo que eu li referente a essa situação (sem efeito por solicitação do contribuinte), é quando se faz a desistência do mesmo. Todas as vezes q eu fiz e não foi paga na data, não consegui fazer no mesmo mês outro parcelamento, vou tentar mais vezes entao.

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 14:49

Junia Francielle Meireles , verifiquei o tópico, porém, comigo sempre foi assim, quando o cliente não paga a 1ª parcela, aparece como "aguardando o pagamento da 1ª parcela, e depois muda pra " Não validado - primeira parcela não paga ", assim então consigo efetuar um novo, mas normalmente após o dia 10 próximo mês, que também é a data que conseguimos gerar novas guias.
Isso de conseguir emitir após o dia 10 (para as guias do mês corrente), sei que não faz muito tempo que ocorre.
Em relação a situação do print que mandou, eu consultei e vi que ela aparece quando há a desistência do parcelamento, não posso afirmar, pois nunca me ocorreu.
Há um tópico que o William Costa cita, inclusive, que aparece essa situação, após a desistência:

www.contabeis.com.br

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 14:58

Preciso de uma ajuda em relação ao parcelamento do Simples em âmbito da RFB.

Fiz solicitação de um parcelamento em 26/12. A primeira guia foi paga normalmente dia 28/12. O parcelamento está ativo.

Porém não entrou a competência 11/2018, achei que já estava paga, mas não estava. Agora a empresa foi excluída do Simples, e preciso incluir essa competência 11/2018.

Minha dúvida é:

Se eu desistir desse parcelamento hoje, até dia 29/01 o sistema já libera um novo pedido?

Jessica da Cruz Alves
AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 15:09

Boa tarde Jessica! Como vai?


Em relação ao simples nacional o contribuinte pode solicitar um parcelamento por exercício. Conforme o seu relato o parcelamento foi solicitado em 26/12/2018. A competência Novembro não foi incluída tem em vista o curto espaço de tempo entre o vencimento e a solicitação de parcelamento (20/12/2018 - 26/12/2018). Portanto você pode solicitar o cancelamento do parcelamento solicitado no exercício de 2018 e solicitar um novo em 2019.

Fabiano Takakuwa

Fabiano Takakuwa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 15:10

Boa tarde Junia e Patricia, muito obrigado pela ajuda de vocês, fiz como o link do William e deu certo, então quando ocorre esta situação é só desistir do parcelamento que está aguardando o pagamento da 1ª parcela.

junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 15:45




Fabiano Takakuwa
Otimo, deu certo...

Jessica da Cruz Alves

pode fazer o novo parcelamento agora e incluir o mes 11,
lembrando que nao podera fazer outro parcelamento este ano,
por enquanto é liberado somente 1 parcelamento anual.



att
junia

Junia Meireles
JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 16:02

Obrigada!

Sobre a quantidade de parcelamentos no ano, eu sei que é só 1 mesmo...

No fundo eu até sabia que poderia fazer isso, mas fiquei na duvida, pois é um cliente muito importante, e não queria prejudicá-lo. Queria ter 100% de certeza, e pedi ajuda aos colegas por garantia.

Jessica da Cruz Alves
Luis Felipe Oliveira Magalhães

Luis Felipe Oliveira Magalhães

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 10:02

Bom dia, 

No meu caso o cliente efetuou o pagamento da primeira parcela, no entanto apareceram mais pendencias e efetuei a desistência com o intuito de solicitar um novo abrangendo todo o valor em aberto. Após efetuar o pedido aparece a mensagem que excedeu a quantidade de parcelamentos permitidos no exercício. Não conseguirei emitir um novo ou apenas devo aguardar? 

Att, 

LFOM 

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 10:25

Bom dia Luis. Como vai?

Luis,

nesse caso especifico se o contribuinte não tivesse pago no prazo legal a primeira parcela, solicitaria o cancelamento do pedido de parcelamento e apos um ou dois dias solicitaria um novo parcelamento tendo em vista que o primeiro não foi deferido. Como pagou-se a primeira parcela ocorreu o deferimento. Como os optantes do simples nacional podem ter um único parcelamento por exercício, somente em 2020 poderá ser solicitado um novo parcelamento. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.