x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 197

acessos 103.810

Extinção Chave PRI - Sefip

Fernanda Silva Pereira

Fernanda Silva Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 16:42

Boa Tarde Sabrina!

Tente refazer para sobrepor o arquivo xml, o seu pode estar com problemas.

Também estou com uma duvida e não encontrei no fórum...tenho CNPJ do escritório e todas as empresas tem procuração da caixa no CNPJ, consigo gerar a Gfip e guias de FGTS com o certificado CNPJ? A Sefip esta cadastrada com numero de CEI, posso alterar colocando o CNPJ do escritório?

Obrigada!

ESCRITORIO BRASIL DE CONTABILIDADE

Escritorio Brasil de Contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 16:35

Atenção​!!!!!!!!!!Revogação de Acesso ao Conectividade Social - Conexão Segura: Atendendo aos disposto na Ação Civil Pública Oculto4047102, e Resolução CGSN nº 140, de 22 de Maio de 2018, que versa sobre obrigatoriedade das empresas enquadradas como Micro Empresas – ME e Empresas de Pequeno Porte – EPP, na prestação de informações ao FGTS e à Previdência Social, com uso do Certificado digital padrão ICP Brasil, foram revogados os certificados eletrônicos AR (chave .pri) das empresas não enquadradas como MEI – Microempreendedor Individual. Às empresas que tiverem seu certificado eletrônico revogado, ao tentar acessar o canal Conectividade Social AR/Conexão Segura, será exibida a mensagem “User is not authorized”, impedindo o prosseguimento da ação.
Para continuidade na utilização das funcionalidades e serviços do FGTS, será necessária a utilização do certificado digital ICP- Brasil emitido por qualquer Autoridade Certificadora credenciada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e acesso ao canal Conectividade Social ICP, disponível no endereço https://www.conectividade.caixa.gov.br.

João Batista

João Batista

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 09:28

Fernanda, o responsável pelo arquivo tem que ser a empresa, não pode ser o contador no caso de GRRF.
No caso de GFIP pode ser o contador o responsável e se apresentar este erro é porque você não acessou a empresa outorgante no conectividade ICP.

Danilo Pivotto

Danilo Pivotto

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 09:42

Bom dia,
É possível enviar o arquivo utilizando o certificado e-CPF A3 do contador ao invés do e-CNPJ A1 da empresa/escritório? Se sim, devo realizar alguma procuração eletrônica ou algo do tipo?
Obrigado

FERNANDO JOSE GAVA

Fernando Jose Gava

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 09:53

Basta você coloca o contador como responsável que conseguira enviar, mas para pode pegar extrato e fazer a chave depende do certificado do seu cliente, pois só consegue fazer a procuração tendo o certificado.

Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 13:11

Boa tarde pessoal.

Alguém teria um tutorial de como enviar as sefips pelo Certificado Digital ?

Até a competência 09-2019 eu usei o certificado "PRI" sem problemas, mas hoje eu fui fazer uma guia de FGTS em atraso e o Conectividade Social "PRI" já deu "user is not autorized" . . .

Conheço bem o funcionamento do Sefip, e acesso o site do Conectividade Social/Empregador com certificado digital dos clientes que não têm o certificado PRI. Ou seja, um tutorial "simprão" já vai me ajudar muito.

E com relação aos ME Pejotinha Sem Funcionário, todos deverão ter o Certificado Digital ICP ?

To perdidão . . .

Obrigado !

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 13:27

Boa tarde,
Joaquim... 
Vc gera o arquivo no seu sistema normalmente, e usa o app SEFIP da Caixa que vc baixa no seu pc (use o link http://www.caixa.gov.br/empresa/fgts-empresas/sefip-grf/paginas/default.aspx), atualize as tabelas que você pode baixar no site da Caixa em downloads, e ele será utilizado para validar o arquivo gerado no seu sistema.
Logo após, vc valida e entra em relatórios movimento fazendo a conferência. Estando tudo certo, vc salva (eu, particularmente, salvo tudo na área de trabalho pra ficar mais fácil de buscar depois) e entra no site http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/paginas/default.aspx e clica no botão laranja "ACESSE O CONECTIVIDADE SOCIAL ICP".
Feito isso, ele pede o certificado digital (que deve ser o mesmo do responsável pela geração do arquivo lá no seu sistema) e vai abrir uma tela. Nela, você clica no canto superior esquerdo em "CAIXA POSTAL" e depois em "NOVA MENSAGEM". Seleciona o serviço "ENVIO DE SEFIP", "CONTINUAR", digita o município e busca o arquivo para salvá-lo. 
Se der mensagem, clica em "PERMITIR"
Eu tb salvo na área de trabalho o arquivo para envio. Depois disso, clica em enviar, busca o arquivo que acabou de salvar e transmite. Se der certo, aparece a mensagem "CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR O PROTOCOLO". Salva o xml que te permitirá buscar a GRF se tiver funcionário e salva o PDF que é o protocolo de transmissão.

Att, Josi

Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:18

Josiane, boa tarde.

Primeiramente, muito obrigado. Acho que é realmente bem simples, pois só de visualizar/imaginar o que você escreveu, já me vi enviando as sefips tranquilamente. Eu estava preocupado.

Mas ficaram umas dúvidas:

- Se eu gerar o arquivo SFP no Sefip com meu certificado PRI, eu devo enviá-lo no Conectividade Social com meu certificado digital ? E se gerar com o PRI do cliente, eu devo enviar com o certificado digital do cliente ? Acho que é isso né ?

- E todas as empresas, independente se tem 0 ou 1000 funcionários, se é ME, EPP, Simples, Lucro Presumido, etc, devem ser nessa rotina ?

Obrigado mais uma vez !!!

ANDREY KAVALCIUK

Andrey Kavalciuk

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:26

  boa tarde  amigos, configurei o  java fiz tudo que tinha que fazer eu acho, habilitei a página incluindo o endereço, só usei o explorer e mesmo assim não consegui, me pede para digitar o pin inúmeras vezes e não evolui do ponto de selecionar o arquivo  sefip na caixa de mensagem ....o site esta com problema ?

GILVANE C. ACUNHA

Gilvane C. Acunha

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:43

Caro Colega Joaquim, 
Primeiro: no sistema SEFIP, no teu computador, têm o cadastro do Responsável*, ok? Pode ser Pessoa Física (CPF/CEI) como pode ser pessoa Jurídica (CNPJ) .
Depois de todo o processo que tu sempre fez e vai continuar fazendo, abrindo novo movimento, marcando as empresas, colocando os dados, encerrando, salvando em uma pasta ESTE arquivo encerrado. 
Vai para o site da caixa, sistema ICP e envia este arquivo, acessando com um Certificado Digital com os dados iguais aos que constam no CADASTRO do Responsável no teu Sistema SEFIP *
ok?
  

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:45

Joaquim Antonio de Arruda,

Quanto a ser simples....olha, eu já me habituei, creio que a prática é a melhor professora nesse caso rs.
Para gerar o arquivo, não precisa de certificado, na verdade. O que é importante conferir é se o responsável cadastrado no sistema é o mesmo do certificado que usará para transmitir, entendeu?
Eu aqui no escritório, coloquei o contador como responsável pela SEFIP, e quando gero o arquivo os dados dele estão lá. Depois de validar e quando vou transmitir, bate com os dados do certificado que tb uso o do contador....rss
Espero que tenha conseguido sanar essa dúvida.

A próxima, sobre as empresas....sim, todas as empresas precisarão ser dessa forma, com exceção do MEI.

Fique tranquilo, vai ficando mais simples conforme vamos utilizando no dia-a-dia.

Abs, Josi 

GILVANE C. ACUNHA

Gilvane C. Acunha

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:50

Caro colega Andrey, tive um problema parecido com o seu e a resposta que obtive foi que de maneira nenhuma, nunca, permite atualizar o JAVA, quando entrar no sistema da caixa e a menagem aparecer. Tive que pedir ajuda ao pessoal do sistema para desinstalar a versão atual do Java(que tinha instalado) e voltar a usar a versão antiga, pode isso?
Desde então, ignoro as perguntinhas do sistemas para atualização do Java.


    

Sabrina

Sabrina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:52

Josiane, boa tarde!

Quando vc fala que usa o certificado do contador, não é o da pessoa fisica, correto? É o E-CNPJ da contabilidade. Porque não consigo ver a possibilidade de cadastrar um responsável PF. E queria que tivesse.

João Batista

João Batista

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:03

Sabrina tem a possibilidade sim de fazer contador PF, pois eu faço e utilizo o e-cpf meu. Na outorga da procuração coloquei meu CPF. Porém eu possuo CEI e coloco ele no cadastro do SEFIP, (não coloquei o CEI na procuração), mas no SEFIP tem a opção de colocar o CPF também do responsável

GILVANE C. ACUNHA

Gilvane C. Acunha

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:08

Sabrina boa tarde, eu uso o meu certificado Pessoa Física, como contadora temos o CEI, sem problemas nenhum, como mencionou o colega.   
Envio todas as SEFIPS do escritório com um certificado Pessoa Física.

João Batista

João Batista

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:17

Sabrina, você consegue enviar a SEFIP com e-cpf, eu estou falando que eu consigo. 

Sabrina tem a possibilidade sim de fazer contador PF, pois eu faço e utilizo o e-cpf meu. Na outorga da procuração coloquei meu CPF. Porém eu possuo CEI e coloco ele no cadastro do SEFIP, (não coloquei o CEI na procuração),****************mas no SEFIP tem a opção de colocar o CPF também do responsável************* LEIA ESSA PARTE SABRINA

Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:23

Pessoal,

Acabei de fazer todo o procedimento como explicado, e funcionou perfeitamente. Muito obrigado !

Agora lendo os últimos cometários/perguntas, vi que é possível utilizar o Certificado do Contador PF. Procede isso ?

No caso de uma pejotinha sem funcionários, ou até mesmo as sem movimento, será necessário que cada empresa tenha seu  certificado individual, ou pode ser usado o do contador ? Se sim, é necessário fazer alguma procuração na CEF/RFB ?

Mais uma vez, muito obrigado !!!

João Batista

João Batista

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:26

Para fins de envio SEFIP e GRRF só é possível outorgar procuração com certificado digital, ou seja a empresa (mesmo sem funcionários) tem que possuir o certificado para dar a procuração para o contador (que pode ser PF ou PF). Não tem como fazer procuração manual, apenas no portal do conectividade ICP através do certificado digital da empresa. OU SEJA, todas as empresas tem que possuir certificado digital (exceto MEI) , nem que seja só para dar a procuração para o contador. 

Sabrina

Sabrina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:29

João, eu estou lendo, não precisa disso.
A colega aí acima disse que a Caixa só aceita E-cnpj, por isso perguntei. 
E o meu sistema de folha só gera a sefip como responsável CNPJ ou CEI. Ele não deixa eu colocar um responsável CPF. Aí achei estranho. Só isso. 
Mas assim que der vou tentar fazer isso.
Obrigada.

Fernanda Silva Pereira

Fernanda Silva Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:32

Boa Tarde Sabrina,

O que a caixa me informou é que na sefip tem que estar cadastrado o responsável igual ao do certificado, E-CPF não tentei fazer, mas se cadastrar na sefip, é para dar certo...
Qualquer duvida ligue na caixa, suporte tecnológico Oculto, a pessoa que me atendeu, explicou certinho.

:-)

Página 4 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.