x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 9.367

CBO de auditoria interna para não contadores

José Luiz

José Luiz

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Auditoria
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 08:41

Bom dia!
Tenho uma equipe de auditores internos, com formação em Administração e Economia, a minha dúvida é sobre o CBO que devo utilizar pois o 2522-05 Auditor interno (contadores e afins) requer formação em Contabilidade, qual o melhor CBO que devo utilizar? tenho cargo de analista e coordenador.

Obrigado,
José Luiz

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 11:18

José Luiz

Pelo que sei, Auditoria é competência exclusiva de Contador.

NBC T- 12 – DA AUDITORIA INTERNA

12.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1.1 – CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA

12.1.1.2 – A auditoria interna é de competência exclusiva de Contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade, nesta norma denominado auditor interno.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
José Luiz

José Luiz

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Auditoria
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 11:30

Karina, bom dia!
Obrigado pela informação, concordo com você em parte na aplicação da NBCT-12, mas existem certas particularidades de auditoria interna que não se aplica a um contador, como por exemplo Auditor Interno de Engenharia.
Tenho em minha equipe auditores formados em administração, que não irão ver temas contábeis, pois eles não tem competências para isto e nem formação, por isto tenho auditores externos para avaliar o tema contábil.

Guilherme Breithaupt

Guilherme Breithaupt

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2020 | 09:56

José Luiz, bom dia.
A resposta da Karina além de correta está baseada na legislação contábil. Independente do objeto da Auditoria a técnica de Auditoria é Contábil além da necessidade da aplicação de fundamentos contábeis, como a primazia da Essência sobre a Forma, em todas as fases da atividade . O fato do objeto da auditoria possuir particularidades que em sua opinião não se aplicam ao Contador, gostaria de lembrar que o papel do Especialista na atividade de Auditoria serve para preencher esta lacuna.
Como Contadores, independente do papel que ocupamos, devemos estar em conformidade com os princípios científicos que estão relacionados às práticas profissionais e a legislação. A seção de Perguntas Frequente complementa a resposta da Karina. Disponível em cfc.org.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.