x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 1.581

Começo de carreira e Four. O que fazer para conseguir uma va

Marcos Silva

Marcos Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 12:33

Olá colegas, bom dia/boa tarde.

Sou aluno do sétimo período de Contábeis, e estou em vias de formar. Espero que minha colação ocorra no meio de 2020. Então já começo a me preocupar com minha vida pós faculdade. Bom, eu percebi que se quero ganhar bem no futuro e ser bem sucedido profissionalmente eu preciso de duas coisas: conhecimento e um currículo bom. Tendo isso em vista eu acredito que uma Big Four seria a melhor forma de valorizar o meu currículo, e adquirir muito conhecimento.

Mas enfim, eu não sei o que preciso ter para conseguir entrar em uma big four. Eu resido em uma cidade no interior de Minas (Governador Valadares) e atualmente sou estagiário há 8 meses em uma previdência municipal, no departamento de benefícios. Apesar de ter aprendido muita coisa aqui, não foi nada muito relevante pra minha carreira na contabilidade. Sabendo que eu precisava de experiência na área se quisesse entrar em uma big four, tentei encontrar outro estágio que me proporcionasse mais experiência, e até encontrei, no setor administrativo de um restaurante, mas, mais uma vez, não aprendo e nem faço muita coisa que me seja útil na carreira. Eu queria mesmo era um estágio em uma grande empresa, mas onde resido, temos poucas dessas (Vale por ex.) e a concorrência nelas é muito grande.

Eu já faço curso de inglês há um ano, e tenho curso e capacidade de uso de excel avançado. Visto que quero entrar em uma Big Four na área de consultoria, o que eu preciso fazer pra conseguir?

Lucas Medeiros

Lucas Medeiros

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 14:20

Big Four é como são chamados alguns dos maiores escritórios de contabilidade do mundo: E&Y, DTT, PwC e KPMG

Como fazer para entrar nessas empresas é um grande mistério, há quem já passou no processo sem ter experiência nenhuma!

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 14:21

Marcos Silva

Infelizmente, não tem outra alternativa, não existe nenhuma mágica, somente entregando currículos em contabilidades, mesmo que seja de pequeno porte, somente assim você conseguirá mais visibilidade no futuro.

Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 15:41

Marcos,

Acho que você tá com o pensamento um pouco errado aí, não confunda a grandiosidade da empresa com a grandiosidade dos desafios de cada um. Converse com colegas e amigos, e veja a quantidade de casos que irão lhe contar sobre a ilusão de pura e simplesmente achar que entrando em um grande escritório iria aprender tudo e se encher de experiências, pelo contrário, você pode chegar em um escritório grande cheio de gente egoísta ou sem tempo e interesse de ajudar os colegas, e encontrar esse aprendizado maior em escritórios pequenos, com colegas mais prestativos e desafios maiores.

É a mesma coisa de achar que para ser um grande repórter tem que começar na Globo, ou que para ser um grande jogador de futebol tem que começar no Barcelona, ou que ser um grande profissional em TI tem que começar na Apple, ou que para chegar à F-1 já tem que ser direto na Mercedes sendo companheiro de Lewis Hamilton. Que o tamanho das empresas seja extremamente diferente não precisa nem dizer, mas não significa que um profissional de uma grande empresa seja mais experiente que o de uma pequena.

Comece fazendo serviços de faz tudo quebra-galho em um escritório pequeno, vá para outro, abra o seu, vá adquirindo experiência, somando no seu currículo, que um dia você chega lá no Big Four, se assim desejar.

André Menezes

André Menezes

Prata DIVISÃO 3
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 16:23

Marcos Silva
Boa tarde,

Duas vezes por ano todas essas empresas que você citou abrem processo de seleção para trainees.

Se o seu desejo é entrar em uma dessas empresas, se qualifique, candidate-se a vaga e aguarde.


À Disposição

Marcos Silva

Marcos Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 17:25

Bruno Ribeiro Silva,

Me desculpe se não fui claro em meu comentário. Não é que eu acredite que começar em grandes empresas seja o único caminho pra se tornar um profissional de sucesso. Mas esse é o caminho que eu quero seguir. E bom, é verdade mesmo que em escritórios grandes as pessoas são egoístas e não querem ensinar, mas as BIG FOUR são conhecidas justamente por valorizar o capital humano e pela sua rápida curva de aprendizagem. Inclusive a KPMG é considerada uma das maiores universidades coorporativas do mundo. Ainda, peço que perceba que começar em uma empresa grande não significa que eu esteja começando grande, eu quero entrar lá como Trainee, e nos sabemos muito bem que um Trainee não é nada grande.

André Menezes,

Estou ciente dos processos seletivos e da necessidade que tenho em me qualificar. Mas a minha dúvida é, me qualificar em que? Fazer cursos sobre o que?

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 17:45

Foque em entender a contabilidade além da teoria. Insira o inglês desde já em seu dia a dia.

Procure os programas de trainees destas empresas. Se é o que quer, foque nisso enquanto há tempo. Pode crer que se vc não focar, logo logo isso se perderá dentre seus afazeres e objetivos.

Sucesso.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
kadu

Kadu

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Marketing
há 5 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2019 | 15:42

Marcos,

Você já pensou em empreender na Contabilidade?

Seu desejo é extremamente válido! Uma Big Four pode te trazer ensinamentos grandiosos, além do desenvolvimento de uma carreira magnífica! (Maas, uma carreira corporativa comum...) E digo o comum como algo que pode se tornar pejorativo.

O ser humano, em sua grande maioria, pensa muito em estar rodeado pelos melhores e buscamos nos encaixar nos melhores grupos sociais. Porque não desenvolver o nosso próprio grupo social? Porque não sermos nós mesmos OS MELHORES?

Já pensou nisso?

Não é de hoje a desvalorização do empresário contábil... O mercado precisa de sangue nos olhos e de pessoas que queiram ser as MELHORES. Só de ler esse seu breve depoimento, consegui perceber a sua vontade e seu potencial para ser o melhor. Se sua vontade é ter sucesso no mercado, é preciso empreender. E não trago o uso comum da palavra! Digo empreender em diversos sentidos, é fazer acontecer! Esteja em uma pequena ou em uma grande companhia, você precisa pensar fora da caixa e trazer soluções criativas. Tenho plena convicção de que esse é o segredo do sucesso!

Concordo muito com aquilo que o Bruno disse! Muitas vezes as "menores oportunidades" podem nos trazer ensinamento grandiosos! E precisamos agarrar essas "pequenas ofertas", transformando-as em formas de se destacar.


Pense nisso!

Grande abraço,

Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.