x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 549

Encerramento de filial e alteração de responsável no mesmo a

DANIELLE

Danielle

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2019 | 14:13

Boa tarde pessoal,


Eu preciso fazer a seguinte alteração contratual de uma sociedade limitada:

Matriz-> haverá alteração no quadro societário:

O responsável legal deixará a empresa e o sócio remanescente irá assumir a responsabilidade legal da sociedade, haverá também a entrada de um novo sócio.



Filial-> deverá ser dada a baixa na mesma:

Portanto, pedi a baixa e identifiquei o novo responsável legal no respectivo campo.



Eu transmiti os DBE's, sendo os eventos da matriz: alteração QSA + mudança de responsável legal. Já o dbe da filial tinha apenas o evento de baixa.

O DBE da matriz foi aprovado, contudo o da filial indicou que o responsável legal diverge no que está na base da receita federal, pois eu havia transmitido com os dados do novo responsável legal.

A minha dúvida é: como eu resolvo esse problema? Eu tenho que transmitir o DBE de baixa com o responsável legal que deixará a empresa? Ou essa alteração terá que ser feita em dois atos?

Daniel

Daniel

Prata DIVISÃO 2
há 5 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2019 | 14:45

Eu tenho que transmitir o DBE de baixa com o responsável legal que deixará a empresa?


Acredito que deve ser feito dessa forma: o DBE da matriz com o novo responsável e o DBE da baixa da filial com o responsável antigo. Como o processo ainda não foi registrado, o responsável do CNPJ não foi alterado, então no DBE realmente daria conflito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.