x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 204

Como transformar uma me em ltda. qual o caminho certo devo s

KALIANY BONIFÁCIO DE ANDRADE

Kaliany Bonifácio de Andrade

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 09:56

olá bom dia!
trabalho em um escritório de contabilidade, porém não sou formada na área, sou formada em rh mas não tenho tanto conhecimento como gostaria ter. mas consigo realizar muitas atividades da área contábil, todos os dias enfrentamos desafios na empresa a qual presto serviço. e hoje peço ajuda de vocês caros parceiros que já são formados e que tem a pratica para me ajudarem a transformar uma empresa me em uma ltda, qual procedimento devo tomar? preciso do passo a passo para esta transformação. desde já agradeço a todos.



aguardo a colaboração de vocês!

ISAC DOS SANTOS FELICIANO LIRIO

Isac dos Santos Feliciano Lirio

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administração Contratos
há 5 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 10:46

Bom Dia Kaliany,

O procedimento em São Paulo é feita na seguinte formalidade: primeiro passo faz o pedido de transformação de tipo juridico ja com o tipo que ficará a empresa no RESIM (COLETA WEB) após essa etapa você vai na Junta Comercial do Estado onde a empresa atua e pode ser realizado online, na maioria dos casos. Para tanto, basta acessar o portal de serviços da Junta e fazer login com e-mail ou CPF e senha.

Em cada plataforma é de um jeito, mas, normalmente, você só precisa escolher a parte de constituição ligada ao Empresário Individual. A partir daí, selecione o evento de transformação para alteração da natureza jurídica.

Em seguida, basta preencher corretamente as informações solicitadas em cada documento, como a identificação do sócio. Os requerimentos devem ser impressos, assim como as guias de pagamento.

Na sequência, é necessário elaborar um contrato social que contemple todos os sócios. Ele precisa ser assinado por um advogado e marcar a data de início das atividades conjuntas. Importante lembrar da importância de adicionar um ou mais sócios.

Também é preciso verificar a disponibilidade de um novo nome empresarial. Em seguida, o processo pode ser enviado digitalmente para a Junta Comercial.

O CNPJ do empreendimento é mantido e um novo registro será feito, concluindo a transformação de Empresário Individual em Sociedade Limitada.

Att. Espero ter ajudado

Isac Tie
Dirigente Depto Legalização Mark Trade Assessoria Contábil e Fiscal Eireli
Comunicólogo Social e Institucional
Contato (11) 968736287 // [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.