x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 264

Pro-labore ou Distribuição de lucro

Claudiane

Claudiane

Bronze DIVISÃO 4
há 5 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 22:07

Olá!
Alguém pode me orientar em relação a retirada no caso de uma Eireli prestadora de serviços, enquadrada no Simples, qual a melhor forma de retirada para o empresário, o pro-labore ou a distribuição de lucro?

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 22:58

Claudiane,

Na minha opinião é melhor fazer a distribuição, por que por exemplo se ele tirar mensalmente um valor de 10.000,00 não vai ter a incidência de IR.

Já na modalidade pro labore vai recolher um absurdo.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Matheus M. Câmara

Matheus M. Câmara

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 08:20

Claudiane,

Pense no pró-labore como a remuneração do sócio à frente de suas atividades da empresa, você recolhe tributos assim como a remuneração de qualquer trabalhador.

Como o colega Renato já mencionou, imagine agora transferir lucros que já foram previamente tributados(na forma de recolhimento do simples) e você fizer pagamentos a titulo de pró-labore? INSS e IRRF altíssimos, basicamente estariam perdendo dinheiro.

Faça a distribuição de lucros e faça todos registros necessários, tanto no contábil, como nos histórico bancário e no recebido entregue ao sócio da empresa. Criar lastros e informações que se completam diminuem qualquer probabilidade de um possível problema envolvendo a distribuição.

Contador - CRC RJ-127821/O
Atuando no município de Volta Redonda e Região Sul do Estado do Rio de Janeiro.
Claudiane

Claudiane

Bronze DIVISÃO 4
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 11:23

Bom dia!
Muito obrigada pelos esclarecimentos!
Um contador me informou que em relação a GFIP, eu tenho que enviar informando um pro-labore de no minimo 1 salario minimo ele disse que eu não posso tirar dinheiro da empresa somente na forma de distribuição de lucros, isso procede?
Até baixei o programa na Caixa da SEFIP, mas não estou conseguindo fazer, e hoje é o ultimo dia para enviar!
Poderia me orientar?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.