x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 136

Aposentadoria por invalidez

Emerson Caique Ramos da Silva

Emerson Caique Ramos da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2019 | 15:07

Senhores (as), boa tarde.

Tenho um cliente que é aposentado por invalidez e o beneficio está quase para ser bloqueado por falta de declaração de imposto. Ocorre que meu cliente faz um "bico" por fora como corretor e tem entrado um valor considerável na conta dele, por ser um meio de renda eu pergunto: caso seja declarado como renda ele pode perder o beneficio do INSS?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2019 | 15:49

Emerson Caique Ramos da Silva, boa tarde.

Conforme determina o INSS:

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Fim do benefício: a aposentadoria por invalidez deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e/ou volta ao trabalho ou por ocasião do óbito;

caso seja declarado como renda ele pode perder o beneficio do INSS?

Sim.

Aposentadoria por invalidez

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.