x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 199

ajuda - Funcionário MEI

Maiara Rocha da cunha Ramos

Maiara Rocha da Cunha Ramos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 08:42

Bom dia

Preciso de uma ajuda urgente!

Tenho um cliente MEI, que registrou uma funcionaria em 2017 porem nunca pagou o FGTS e INSS nem entrou obrigações assessorias
Em 12/2018 ele demitiu ela e agora ela quer receber o Seguro Desemprego.

Nunca fiz essa parte de funcionário, alguém pode me ajudar com o passo a passo?
Exemplo, o que tenho que fazer primeiro, consigo fazer tudo dentro do sistema da SFIP? OU tenho que fazer mais alguma coisa?

alguém pode me ajudar??

Francisco Evaldo

Francisco Evaldo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 12:05

Bom dia, Maiara!

Alem das informaçoes do link indicado pelo colega Carlos Alberto, que diga-se é bem elaborada a explicação no blog, atente para a atualização dos indices do sistema SEFIP( Indices de atualização do FGTS, do INSS e a tabela AUXILIAR)JÁ QUE TRATA-SE DE RECOLHIMENTOS EM ATRASO.

Bom trabalho!

Francisco Evaldo

Francisco Evaldo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 14:51

Maiara:

Voce gera as guias pelo SEFIP, tanto do FGTS como INSS. Porém no recolhimento em atraso voce nao aproveita a guia INSS gerada no SEFIP. Deve faze-la no sistema SAL-Sistema de Acrescimos Legais da Receita federal. Aproveita apenas a do FGTS.

Para atualizar AS TABELAS do programa SEFIP faça o seguinte:

1º No site da caixa clique na opçao DOWNLOADS

2º Vá até a opção FGTS/SEFIP. CLIQUE em cima e aguarde abrir as opções de arquivos para baixar(tipo TF 201901...SFP201901...)

3ºBaixe os arquivos correspondente ao mes atual. lá mostra a validade dos indices do arquivo que voce tá baixando.

4º Descompacte os arquivos onde voce baixou até aparecer um arquivo tipo bloco de notas

5º no SEFIP na aba 'Ferramentas">Carga manual de Tabelas>INDICES CLIQUE EM CARGA MANUAL e selecione o arquivo descompactado na pasta onde voce descompactou.

6º Faça isso com cada indice a ser atualizado: INDICE DO FGTS, DO INSS E TABELA AUXILIAR.

7º Feito isso é só proceder o calculo normalmente.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.