x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 24.340

DBE retirada de sócio

ALINE DA SILVA SOEIRO

Aline da Silva Soeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2019 | 15:01


BOA TARDE COLEGAS !!

PRECISO DE UMA AJUDA SOBRE DBE, GOSTARIA DE SABER SE PODERIAM ME ENSINAR O PASSO A PASSO DE COMO FAZER UM DBE DE RETIRADA DE SÓCIO? DENTRO DO SITE REDESIM SOU DO ESPÍRITO SANTO, A EMPRESA É FORMADA POR 2 SÓCIOS E UM DELES TERÁ QUE SAIR DA SOCIEDADE PARA APÓS O PRAZO DE 180 DIAS RETORNAR, NESSE CASO ENTÃO FICARIA SOMENTE 1 SÓCIO TEMPORARIAMENTE RESPONSÁVEL POR TODO O CAPITAL SOCIAL E SENDO REPRESENTANTE SOZINHO. JÁ FIZ MAS DE 3 DBE E TODOS FORAM INDEFERIDOS PELA SEGUINTE MENSAGEM:

Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.

O QUE ACONTECE CONSULTEI A EMPRESA PELO CONSULTA EMPRESAS NA JUNTA E O CAPITAL SOCIAL ESTÁ BATENDO CORRETAMENTE COM AS INFORMAÇÕES CONFORME CONTRATO SOCIAL, E TAMBÉM MENCIONEI A O EVENTO 247 COMO HAVIA LIDO DE ALGUNS COLEGAS AQUI SOBRE CAPITAL QUE MESMO QUE NÃO MUDE PRECISA SER INFORMADO E MESMO ASSIM NÃO PASSA. NÃO SEI MAS O QUE FAZER !!!! E O CLIENTE ESTÁ ME PRESSIONANDO QUE PRECISA DISSO COM URGÊNCIA E NÃO QUERO MAS FAZER ERRADO E TAMBÉM NÃO TENHO EXPERIÊNCIA AINDA, SE PUDEREM ME AJUDAR ME ENSINANDO EXATAMENTE COMO FAZER O PASSO A PASSO AGRADEÇO MUITO MUITO MESMO A VOCÊS, AGUARDO RETORNO O MAIS URGENTE POSSÍVEL.


ATENCIOSAMENTE,

ALINE SOEIRO

JESSICA SMITH

Jessica Smith

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2019 | 15:22

Boa tarde Aline,
Seria bom verificar no cartão de CNPJ o valor que consta ou se esta zerado o capital.
Selecione o evento 247 - Alteração de Capital, no Quadro de Sócios e Administradores - QSA informe os dois sócios, a saída de um, e atualização de dados do outro, esse você atualiza com o valor do capital que constará na empresa.

ALINE DA SILVA SOEIRO

Aline da Silva Soeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2019 | 17:27

Boa tarde Jéssica,

Muito obrigado por me responder ..

Então fiz como me passou espero que DEFIRA dessa vez, pois não aguento mas fazer isso errado rsrs, se der certo já posto aqui para os próximos colegas terem acesso.

Obrigada Jéssica por enquanto..

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quinta-Feira | 28 maio 2020 | 13:25

Boa tarde, Pessoal!

Quando uma Ltda possui débitos tributários e um dos sócio quer sair, a dívida vai para o CPF dele? Vai poder abrir outra como Empresário Individual? Precisa de algum documento que recebeu o dinheiro relativo às sua quotas na sociedade? 

Grato.

Lana

Lana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 28 maio 2020 | 15:25

Boa Tarde José. Se for LTDA e as dividas forem antes da saída do sócio conforme contrato social, elas será "transferidas" para o CPF do sócio caso os débitos sejam escritos em dívida ativa e consequentemente CADIn.

Vai poder abrir outra como Empresário Individual? Veja sobre a sociedade LTDA UNIPESSOAL, onde o patrimonio do sócio é "protegido" e não faz-se necessária a comprovação de capital social.

 Precisa de algum documento que recebeu o dinheiro relativo às sua quotas na sociedade?  Quando vc for fazer a alteração do contrato informando a saída dele, deverá constar uma clausula que o sócio retirante recebeu toda as suas quotas da empresa e/ou transferiu as mesma para o sócio que irá substituí-lo caso isso vá acontecer.


ENEIDE MARISA HOFF

Eneide Marisa Hoff

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Terça-Feira | 17 maio 2022 | 10:54

Bom dia Pessoal, tudo bem!!
Estou precisando uma ajuda. 
O Sócio de uma empresa,  registrada no cartório e não na junta Comercial, inapta na receita, conseguiu a sua retirada da sociedade judicialmente, a sentença saiu agora, após 11 anos, porém, o outro sócio é falecido, acredito que essa empresa não esteja no inventário dele, mas o que precisamos é fazer a DBE e baixar esse sócio do quadro societário.
Alguém já teve uma situação assim e pode nos auxiliar a baixar esse sócio do quadro societário na receita?
Grata se alguém puder auxiliar.

Bruno Pacheco da Costa

Bruno Pacheco da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 17 maio 2022 | 15:50

è bem provável que você tenha de fazer este processo mediante oficio junto a Receita federal do Brasil, mas oriento a que entre no chat da RECEITA FEDERAL para maiores informações, pois esta é uma situação atípica, ainda que um tanto quanto corriqueira. 

Porem antes de tudo procure saber se realmente não foi arrolado ao inventario do sócio falecido, e se já não existe o espolio do mesmo. 

Bruno Pacheco - Tecnico em Contabilidade.
Keliane

Keliane

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Domingo | 5 junho 2022 | 11:37

Bom dia, 
Tudo Bem?

Estou com uma situação de retirada de sócio, por sentença judicial. Ao tentar preencher o DBE informa os erros abaixo: A empresa está falida. São 4 sócios, já fiz o teste informando todos, mas o erro permanece, alguém que já tenha passado por uma situação semelhante, que possa me ajudar?

Nome do Sócio informado diverge do nome constante do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF

Número informado do CPF do responsável diferente do número do CPF do responsável constante da base na base CNPJ.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.