x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 989

Alteração contratual por falecimento de sócio majoritário e

GLORIA

Gloria

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2019 | 21:39

Boa noite,

Gostaria de saber como proceder alteração contratual de empresa de Sociedade Limitada composta por 2 sócios na Junta Comercial do Rio de Janeiro, onde o sócio majoritário ( 80%) e administrador faleceu, deixando 2 herdeiros ( esposa e filho maior) e o contrato social estipula que:
Em caso de falecimento de um dos sócios, a Sociedade não se dissolverá, devendo o sócio remanescente proceder um Balanço Patrimonial extraordinário na Sociedade no prazo de 30 ( trinta) dias da data do evento, cujos haveres apurados será pago aos herdeiros legais do sócio falecido em 12 (doze) parcelas mensais e corrigidas monetariamente conforme legislação vigente na época.

Em pesquisa verifiquei a necessidade de que na alteração, conste o Inventariante e herdeiros, no entanto, vão fazer 2 meses do falecimento e não houve abertura de inventário, bem como ainda, os herdeiros se negam a assinar qualquer alteração, posto que pretendem ser sócios e não concordam com o recebimento por apuração de haveres conforme contrato. Assim, assumiram a empresa e afastaram o sócio remanescente. A empresa já existia há mais de 23 anos sendo a unica fonte de renda do sócio remanescente.

Nesse caso, como devo proceder para que a alteração seja feita e ele possa passar a administrar a empresa, vez que não há inventário, e negativados herdeiros em assinar alteração e como proceder a apuração de haveres, se o afastaram ?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2019 | 08:26

Isso é caso para advogado, até lá você não pode fazer nada.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.