x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 380

Simples Nacional - Dúvida Básica - Parcelamento

Lucas N. Massocco

Lucas N. Massocco

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 16 fevereiro 2019 | 14:40

Boa Tarde,

Tenho uma empresa que já possuí um parcelamento ativo do simples nacional, no entanto ela possui outros meses atrasados não enquadrados no parcelamento vigente atual.

1 - minha dúvida é para incluir os parcelamentos correntes devo cancelar o parcelamento atual, e fazer um novo?
2 - irei perder os descontos no parcelamento atual?
3 - Onde faço o parcelamento, somente com o acesso do certificado digital? pelo e-cac?
4- Qual o caráter impeditivo de emitir a cnd de uma empresa com débitos no simples nacional?



Obrigado a todos...



Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Domingo | 17 fevereiro 2019 | 09:27

Lucas N. Massocco, bom dia.

Com base na sua pergunta de n° 2, presumo que o parcelamento atual da empresa é o PERT-SN, tendo em vista que o parcelamento convencional não prevê desconto. Vou responder as perguntas partindo dessa presunção:

1 - minha dúvida é para incluir os parcelamentos correntes devo cancelar o parcelamento atual, e fazer um novo?

Não. Se o parcelamento atual é o PERT-SN, para incluir os novos débitos basta fazer um parcelamento convencional. No entanto, tal parcelamento convencional não possui descontos.

2 - irei perder os descontos no parcelamento atual?

Como disse anteriormente, como será feito um novo parcelamento, nada irá se alterar no parcelamento atual.

3 - Onde faço o parcelamento, somente com o acesso do certificado digital? pelo e-cac?

Não. É possível também fazer o parcelamento no Portal do Simples Nacional, por meio de código de acesso.

4- Qual o caráter impeditivo de emitir a cnd de uma empresa com débitos no simples nacional?

Caráter impeditivo...com isso você quer dizer o que impedi de emitir a CND? Bom, todas as pendências que constar na situação fiscal da empresa, tanto da parte federal como da parte previdenciária.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Lucas N. Massocco

Lucas N. Massocco

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 17 fevereiro 2019 | 18:12

Yuri,

Ao tentar fazer o parcelamento novo, vem a mensagem "você já possui um parcelamento ativo" por isso a pergunta de que eu devo cancelar o atual para reparcelar, e o que meus outros colegas de trabalho me passaram foi que perde-se o desconto do valor anterior..

Sobre as questões de dívida ativa previdenciárias e federais já tenho ciência, porque por exemplo existem outras formas de se perder o direito do simples nacional, já vi empresa por meio de processo administrativo de um determinado município (ISS) fazer a baixa no simples.

a dúvida era a respeito dessa ausência de pagamentos dos DAS posteriores ao parcelamento, e como proceder para parcelar tudo, pelo jeito não pode ter 2 parcelas ativas..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.