x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 306

Carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 1, Esteticista
há 5 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2019 | 20:39

Olá, boa noite. Eu sou biomédica esteta, gostaria de abrir um MEI. Não achei a profissão biomédica para colocar, então colocaria "esteticista". O local que eu trabalharia seria uma clínica médica, que já tem tudo regularizado, iria apenas utilizar a sala, utilizar máquina de cartão com o meu MEI. Eu posso fazer isso? Estaria correto? Porque tudo que encontrei foi de biomedicos que não se enquadram, porque o alvará requer X licenças... mas como eu não estaria abrindo minha clínica, apenas utilizando uma sala, não sei se estaria na lei ou não. Se posso sofrer penalização, processo e etc...

Juliana Sacardo

Juliana Sacardo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2019 | 22:01

Olá, Carolina!

Como sua profissão é regulamentada por um Conselho, e essa profissão não é permitida no MEI, aconselho você se regulamentar como PROFISSIONAL AUTÔNOMA na prefeitura, assim conseguirá tirar todas as licenças necessárias , Alvará de funcionamento, etc..

Verifique também no seu Conselho, o Conselho de Contabilidade obriga nós contadores a recolher duas anuidades anuais, a de pessoa física e jurídica quando atuamos dessa forma.

Com certeza atuar de forma irregular poderá ocasionar prejuízos a você.

Espero ter ajudado.

Juliano Calixto

Juliano Calixto

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Tributário
há 5 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2019 | 10:01

Carolina, bom dia tudo bem?

Como a cara colega Juliana explicou, qualquer profissão que seja regulamentada como Engenharia, Medicina, Arquitetura, Advocacia, etc, não podem ser MEI.

Muitos conselhos de classe como o próprio CRC (Conselho de Contabilidade) tem convênio com a Junta Comercial, e assim quando alguma empresa do ramo é aberta e não se regulariza perante seu órgão de classe, pode sofrer fiscalização, ter o estabelecimento fechado, ou pior, ter alguma multa pesada pra pagar.

É necessário avaliar de acordo com os seus rendimentos mensais qual a forma melhor de tributação. Recomendo fazer tudo da forma correta, para que não tenha problemas futuros, e procurar um contador para que te ajude a escolher a melhor forma de tributação.

Trabalhando como autônoma, você será tributada de acordo com a tabela do Imposto de Renda que varia de 7,5 a 27,5%, porém, mantendo um livro caixa em dia, pode abater despesas para que a tributação seja menor

Trabalhando como PJ no SIMPLES sob Anexo V, você será tributada sob a tabela que varia de 15,5% a 30,50%, mas de acordo com as novas regras do SIMPLES, se você retirar um pró-labore acima de 28% do faturamento bruto, pode ser tributada sob o Anexo III do SIMPLES, que tem alíquotas de 6% a 33%.

Trabalhando como PJ e sendo tributada pelo Lucro Presumido, os impostos ficarão em torno de 15% a 17% mensais.

Qualquer dúvida permaneço à disposição.

Juliano Calixto
Calixto Tax & Business Consulting
Especialista em Abertura, Encerramento e Regularização de Empresas e de Pessoa Física, Consultoria tributária, parcelamentos tributários convencionais e especiais, diligências até órgãos para regularização de pendências e fiscalizações.
(11) 97105-3137
E-mail: [email protected]
*Contato meramente profissional, e-mails ou mensagens com "duvidas" ou pedidos de "ajuda" serão ignorados, para duvidas utilize o fórum, irei respondendo na medida que meu tempo livre permitir.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.