x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 130

Aposentadoria por idade 180 meses - 15 anos

Shirley

Shirley

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2019 | 09:33

Olá!
Por favor, alguém poderia me esclarecer uma dúvida a respeito da aposentadoria com essa nova regra que esta sendo discutida.
Minha mãe tem 70 anos e falta 1 ano para ela completar os 15 anos exigidos atualmente, ou seja, ela contribuiu 168 meses faltam 12 apenas para completar os 180 meses. Em meados de Fevereiro de 2020 ela já entraria com o pedido de aposentadoria por idade.
Minha dúvida é: Aprovando essa nova regra para 20 anos, ela terá que contribuir por mais 5 anos?

Desde já agradeço.
Obrigada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2019 | 09:54

Shirley, bom dia.
Por enquanto nada mudou, o que a equipe técnica do governo esboçou ontem e um projeto/ideia do governo, depois vai ainda para a Camera dos Deputados em duas votaçoes, depois se aprovado pela Camera, passa pelo Senado em duas votações, e após isso para assinatura do presidente e apos 90 dias começará a vigorar.
Se tudo der certo, acredita-se que começara a vigorar no segundo semestre deste ano.

Shirley, respondendo sua pergunta, pela proposta do governo para aqueles que faltam menos de 02 anos, cumprirá o pedágio de 50% do tempo que falta para se aposentar, vamos supor que comece a vigorar a partir de Setembro/2019, então restaria 06 meses para ter direito, com o pedagio ela contribuiria por mais 03 meses, (tudo isso depende da aprovaçao da Camera e Senado), ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.