x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 146

Dúvidas na declaração do Imposto de Renda

Leticia

Leticia

Iniciante DIVISÃO 3, Estatístico(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 março 2019 | 10:27

Bom dia.
Estou com dúvidas em relação a declaração do Imposto de Renda. É o seguinte.
Estou querendo comprar um apartamento que é necessário uma renda mensal de R$ 6000,00. Porém minha renda formal é de R$ 1300,00. Eu tenho uma renda informal que dá para complementar o que falta para os R$ 6000,00, porém essa renda informal começou em Janeiro. Só que para conseguir comprar o apartamento, preciso fazer o imposto de renda (que é referente ao ano passado) dizendo que ganho R$ 6000,00. Agora vem minhas dúvidas.
Existe algum problema em eu declarar mais do que ganho? Ex: Ganhar R$ 1300,00 e declarar que ganho R$ 6000,00 (Eu sei que terei que pagar os impostos em cima dos 6000,00).
Na declaração da renda informal, eu preciso apenas dizer que recebo R$ 4700,00 ou preciso provar e dizer de onde vem esse dinheiro?

Obrigada.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 março 2019 | 22:17

Boa noite Leticia,

A situação é muito delicada...

Muitos aumentaram a renda citando trabalhos para pessoas físicas. Lançamentos deste ano pedem inclusive numero do cpf.
A Receita esta apertando o cerco para este tipo de informação. Antigamente voce lançava apenas o valor e não precisava mais detalhes.
O ano passado a receita enviou milhares de cartas para pessoas que usaram este artificio. Motivo: estavam sendo intimados para pagar o valor de 20% sobre os honorários de prestação de serviço a título de contribuição para o inss ! (a receita encampou estas cobranças também).

Imagine que vc caia nesta malha. Se lançar apenas 10 meses, são 47.000.00 - 20% para o inss são 9.400,00 de principal. Juros, multas, + imposto de renda que não recolheu (carnet leão) pode chegar a um valor impagável.

De repente voce simula pagar prestações de algo que ainda não comprou e investe mensalmente o valor da prestação...

É uma decisão pessoal. Não há perigo, mas existe um custo muito alto.

Vou tentar buscar um post de um forense cuja situação parece a sua. Creio que é ai do Rio... Achando remeto para voce.

Qq duvida post novamente

abs,
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.