x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 156

DCTF Empresa não Simples

Andria de Campos Favetta

Andria de Campos Favetta

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 14:22

Boa tarde!
Gostaria de pedir uma ajuda, estou em processo de aprendizagem, perdoem minha ignorância, mas a pergunta é a Seguinte:
Tenho um Cliente que perdeu o Simples Nacional nesse mês de Janeiro por ter débitos na união. Porem esta em processo na Fazenda de impugnação ao termo de indeferimento de sua opção pelo Simples Nacional.
Sei que como ele perdeu o Simples, deveria informar agora em Março a DCTF. Porém, se informar tento que apresentar os valores de Pis e Cofins, mas como esta em processo na Fazenda, existe um número de protocolo ao qual me permitiu gerar o DAS, e ele ainda esta emitindo notas como Simples Nacional.
Se não apresentar a DCTF ele pagará multa, mas se ele ganhar esse processo dificilmente será a restituição.
O que devo fazer? Aguardo finalizar o Processo? Informo na DCTF?

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 15:07

Boa tarde Adriana! Como vai?


Adriana concordo com o colega Andre. Envie a DCTF sem movimento e aguarde o desenrolar do processo de reinclusão no simples nacional. Porem tem uma questão que devemos nos atentar. E os impostos municipais e/ou estaduais e suas respectivas declarações?

Andria de Campos Favetta

Andria de Campos Favetta

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 15:23

olá André, olá Amaxiko. Esqueci de descrever: Meu Cliente teve faturamento em janeiro e fevereiro também, porem não tirei a Guia do PIS e COFINS. Vou aguardar o resultado do Processo. Não sei se consegui explicar corretamente, conseguiram entender que problema meu cliente esta vivendo?

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 15:51

Oi Adriana. Consegui entender. Porém qual foi o real motivo de exclusão do Simples Nacional? Será que a solicitação de reinclusão na sistemática de tributação simplificada tem fundamento? Se ele foi excluído por possuir débitos com a união e os mesmos não foram quitados ou parcelados no prazo previsto no ADE (30 dias a contar da ciência), a situação fica bem complicada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.