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Aquisição de Bens em contrato de Leasing

Gislaine Alves

Gislaine Alves

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 10:11

Caros colegas, bom dia.


Em 2014 a empresa adquiriu um barco na modalidade leasing financeiro. Em 2017 esse contrato foi liquidado e o bem foi comprado pelo valor residual. Enquanto leasing o bem foi registrado pela contabilidade na conta de investimentos e assim permanece até o momento.

Exemplo: A nota fiscal da vendedora para o banco arrendador foi de R$ 2,7 milhões. Foi arrendado o valor R$ 1 milhão e o valor residual foi pago após liquidação do contrato via financiamento por R$ 1,7 milhões. Agora este bem será revendido por R$ 2,5 M.

Minhas dúvidas são as seguintes:

Qual o valor real do bem que deve ser registrado na contabilidade, o valor da nota fiscal sendo que parte foi pago em leasing e parte via financiamento ou somente o valor da compra financiado?

Como a compra efetiva do bem é de R$ 1,7 M essa diferença pode gerar ganho de capital para a empresa? Ou considero que o custo total de aquisição foi de R$ 2,7 M?

Cordialmente,

Gislaine Alves
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 16:44

boa tarde !

Com as mudanças da Lei 11.638 o bem deveria ser registrado pelo seu total no Ativo, independente da forma de aquisição (leasing, financiamento).
Para efeitos de calculo de ganhos de capital, o valor a ser considerado deverá ser o financiado, pois o leasing já foi usado como despesa.
Do valor financiado deverá ser descontado a depreciação acumulada para fazer o calculo do ganho de capital.



Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
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"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 17:30

Gislaine,

Se a venda for maior que o valor residual contábil vai gerar ganho de capital, independente da forma que foi feita a contabilização.

Att.
Anderson Kolera Silva
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Ro

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Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 13:25

Boa tarde,
Uma empresa, SN, adquiriu em 2009 um veiculo via leasing, a nf em nome do banco foi lançada como ativo 1551 nessa data e agora em 2021 ele vendeu esse bem e me questionou se vai ter imposto devido o docuemtno ter sido passado do banco pra empresa em 08/2018, pesquisando vi que deveria ter lançado a nota em nome do banco como 1949 e nãp ativo, existe alguma forma de consertar isso?
Sobre o calculo pra ganho de capital, como devo fazer/considerar a data que passou o documento pra empresa?

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier

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