Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 294

Compra de um percentual de uma pequena empresa

Antonio Brucker

Antonio Brucker

Iniciante DIVISÃO 1, Professor(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 11:12

Supondo que um empresário queira vender 30% de seu negócio avaliado em 200.000, ou seja, 60.000 por 30%. Esse valor vai para o caixa da empresa ou para o bolso do dono?

Como seria uma situação onde o novo sócio compra um percentual da empresa é esse dinheiro entra como um aporte no proprio negocio?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 14:39

Professor,

Na venda de quotas o dinheiro vais para o bolso do vendedor (que pode ser uma pessoa física ou jurídica) que deve apurar ganho de capital e pagar tributo (se apurado ganho). É necessário mudar o contrato apenas para alterar o quadro social já que o capital não muda.

Outro de fazer é a admissão do novo sócio na sociedade subscrevendo capital novo. Isto exigirá alteração do contrato para mudança do valor do capital; e, neste caso, o dinheiro entregue em pagamento do valor subscrito vai para o caixa da sociedade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.