x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 17.075

Departamento pessoal x Ciencias Contabeis

Isabel Cristina do Nascimento

Isabel Cristina do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 14 anos Sábado | 13 março 2010 | 11:32

Sou estudante do ultimo ano Ciencias Contabeis, porem ao decorrer do curso tive minha experiencia profissional toda voltada para o setor de departamento pessoal pelos lugares onde passei.Por fim acabei me apaixonando pela area e pretendo tambem futuramente cursar Recursos Humanos.

Minha questao é gostaria de fazer um TCC falando sobre a atuação do contador como responsavel no seu escritorio pela parte de dp dos seus clientes.no curso nao é abordado o tema porem no mercado de trabalho o contador se ve obrigado a se responsabilizar por este setor no caso de pequenas empresas.

Voces acham que este é um tema valido?Acreditam que este problema realmente acontece? Minha preocupação é de nao achar nenhuma referencia para me basear para a pesquisa.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 13 março 2010 | 12:29

Isabel Cristina do Nascimento!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, é um tema válido sim e também muito interessante.
Você terá a oportunidade em seu trabalho de levantar um questionamento e colocar a sua conclusão baseados na realidade do dia a dia do contabilista.

O grande problema é em relação às Referências Bibliográficas. Temos inúmeras obras tratando de R.H. mas, não conheço nenhuma que trate do contabilista como responsável pelo R.H. de seus clientes.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Daniel de Avila Aguirre

Daniel de Avila Aguirre

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 13 março 2010 | 13:10

Bom dia Isabel.

Bela questa esta levantada.
De ante mão já deixo claro que está é a minha opinião a respeito do assunto.
O que em geral acontece em escritórios contábeis de menor porte é realmente o que relataste, o profissional contábil acaba se deparando com o DP e cria-se o dilema em satisfazer a necessidade do cliente por completo. Acredito que na maioria dos casos e nisso eu me incluo, acabamos encarando o departamento pessoal para não perder o cliente, pois em escritórios pequenos a entrada/saída de cliente faz muita diferença na receita, então o contador arregaça as mangas e vai a luta para aprender o DP. Se o resultado será positivo ou negativo vai depender da necessidade/empenho do contador em manter este cliente, mais uma vez citando meu caso quando eu e minha esposa resolvemos abrir o escritório próprio nos deparamos com este problema do DP, ela na faculdade teve uma abordagem simplória e eu como técnico não tive nenhuma, alias aprendemos tudo realmente na prática, nossa sorte foi que depois de termos algumas empresas sem funcionários e algumas crescendo acabamos enfrentando o problema com apenas 2 funcionários e tivemos esta experiência com tudo que tinhamos direito, admissão retroativa deles, pagamento das parcelas do fgts em atraso, alteração da sefip, inss em atraso, depois aux. doença, readimissão porque a funcionária não sabia que estava grávida etc. Foi muito trabalhoso pois além da falta de prática e dúvida em preencher declarações como RAIS e CAGED perdiamos muito tempo lendo legislação e cartilhas sobre nossas dúvidas, mas foi como eu disse, a necessidade em aumentar a renda e satisfazer a necessidade do cliente fez com fossemos a luta para aprender DP. Outros não tiveram a sorte que eu e minha esposa tivemos de poder aprender na prática muitos casos que muitos analistas de DP levam anos e anos e muitos funcionários para ver estes casos. Ao meu ver nada melhor que pegar estes abacaxis para descarcar e aprender na marra do pegar folha onde é só jogar os dados pra dentro do sistema e fazer ele simplesmente rodar.

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 21 março 2010 | 13:42

Oi Isabel, boa tarde prá vc. Eu sou a Cris, professora e contadora e coordenadora do núcleo de TCC da faculdade onde atuo.

Olha só, seu tema não é somente interessante, como relevante diante do momento histórico que a comunidade contábil está vivendo.

Estamos no meio de transformações éticas, de legislação e de empregabilidade de técnicas contábeis. As empresas já tem consciência que o CONTADOR é tb seu GESTOR.

Vc mesma relatou que enquanto estudou atuou sempre no DP dos escritórios e que isso te incentivou até a estudar RH num futuro proximo.
Parabéns pela atitude pq estudar é sempre o melhor caminho de melhorarmos profissionalmente. Mas é preciso que uma coisa fique bem clara: DP é diferente de RH ok.

O Dep. Pessoal das empresas pode ser conduzido pelo CONTADOR, já o RH não é de nossa competência (salvo tenhamos especialização para tal feito), pois o RH é o setor da empresa que cuida da gestão de pessoas, ao passo que o nosso DP trata da gestão de documentos sobre a relação entre as pessoas (empregago x empregador, etc).

A literatura para vc alicerçar seu TCC vc encontrará desde o código civil, a CLT quanto a livros de gestão contábil e controladoria, administração de pessoal, enfim. Pois é um terreno que o contador pisa alicerçado pelas ciêcnias jurídicas sobretudo.

Desejo sorte a vc e se possível nos mostre sua pesquisa, tanto para ajudarmos vc, quanto para trocarmos experiências.

Grande abraço
Cris

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.