x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.090

Dúvida básica de iniciante

Gustavo Cesar

Gustavo Cesar

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 14 anos Sábado | 13 março 2010 | 23:19

Boa noite. Estou começando a estudar contabilidade e alguns termos e expressões ainda são um tanto "gregos". Desculpem-me as perguntas simplórias:
-Qual é o real significado usado para o verbo "Realizar" que é usado tão indiscriminadamente em expressões como "os sócios realizaram o capital" ou "capital a realizar" ??
-Por que o passivo exigível é chamado de "exigível" ???

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 1, Coordenador(a) Produção
há 14 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 13:07

-Por que o passivo exigível é chamado de "exigível" ???


O exigível trata as dívidas ou débitos que a empresa tem. É tudo o que precisa pagar (Obrigações).

E o não exigível, trata-se do Patrimônio Líquido.



-Qual é o real significado usado para o verbo "Realizar" que é usado tão indiscriminadamente em expressões como "os sócios realizaram o capital" ou "capital a realizar" ??


Capital a Realizar é a parte do Capital Social Subscrito, ainda não integralizado pelos sócios. Quando se faz uma sociedade, cada sócio se responsabiliza de entrar com o quantidade de dinheiro combinada até o dia previsto; quando os sócios vão injetando suas partes, capital vai se integralizando, por isso que fala "os sócios realizaram o capital."

Se você quer trepar, vá à faculdade. Mas se você quer aprender alguma coisa, vá à biblioteca.
( Frank Zappa )
Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 21 março 2010 | 13:32

Bom dia Augusto, como vai, tudo bem com vc? Eu sou a Cris e vim apenas complementar a resposta já oferecida a vc pelo colega Silva.
Copiei sua pergunta para que seja mais tranquila sua visualização:

"Qual é o real significado usado para o verbo "Realizar" que é usado tão indiscriminadamente em expressões como "os sócios realizaram o capital" ou "capital a realizar" ??"

Primeiro quero salientar que o verbo REALIZAR não é usado de forma INDISCRIMINADA pela Ciência Contábil, ao contrário, como sempre digo aos meus alunos, a Contabilidade é uma ferramenta tão clara que as vezes nós (estudantes) é que a tornamos complexa rs.

O verbo REALIZAR significa TORNAR CONCRETO correto? Pois bem a expressão que acompanha a palavra CAPITAL significa realmente isso, logo CAPITAL A REALIZAR significa capital ainda não concretizado, capital ainda não existente, embora prometido.

Como disse o nosso colega acima, quando duas ou mais pessoas resolvem formar uma sociedade elas SUBSCREVEM, ou seja, elas confirmam seus compromissos através de um documento(que pode ser o contrato social, por exemplo)ou seja, escrevem que irão honrar tal compromisso, descrevendo como isso será REALIZADO rs. E a parte que vão REALIZANDO, ou seja TORNANDO REAL, vai aparecendo. Esses atos precisam ser registrados pela contabilidade.

OUTRA PERGUNTA SUA:

"Por que o passivo exigível é chamado de "exigível" ???"

EXIGIVEL é algo que se tem a cumprir, logo o PASSIVO que é o grupo das contas patriminiais que apresenta as OBRIGAÇÕES, tem o grupo do EXIGÍVEL e o EXIGIVEL A LONGO PRAZO, para explicar as obrigações que uma empresa tenha (com terceiros) que deve cumprir em curto ou prazo mais longo.

Qualquer dúvida, é só chamar.
Abraços
Cris

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.