x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.090

Dúvida básica de iniciante

Gustavo Cesar

Gustavo Cesar

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 14 anos Sábado | 13 março 2010 | 23:19

Boa noite. Estou começando a estudar contabilidade e alguns termos e expressões ainda são um tanto "gregos". Desculpem-me as perguntas simplórias:
-Qual é o real significado usado para o verbo "Realizar" que é usado tão indiscriminadamente em expressões como "os sócios realizaram o capital" ou "capital a realizar" ??
-Por que o passivo exigível é chamado de "exigível" ???

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 1, Coordenador(a) Produção
há 14 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 13:07

-Por que o passivo exigível é chamado de "exigível" ???


O exigível trata as dívidas ou débitos que a empresa tem. É tudo o que precisa pagar (Obrigações).

E o não exigível, trata-se do Patrimônio Líquido.



-Qual é o real significado usado para o verbo "Realizar" que é usado tão indiscriminadamente em expressões como "os sócios realizaram o capital" ou "capital a realizar" ??


Capital a Realizar é a parte do Capital Social Subscrito, ainda não integralizado pelos sócios. Quando se faz uma sociedade, cada sócio se responsabiliza de entrar com o quantidade de dinheiro combinada até o dia previsto; quando os sócios vão injetando suas partes, capital vai se integralizando, por isso que fala "os sócios realizaram o capital."

Se você quer trepar, vá à faculdade. Mas se você quer aprender alguma coisa, vá à biblioteca.
( Frank Zappa )
Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 21 março 2010 | 13:32

Bom dia Augusto, como vai, tudo bem com vc? Eu sou a Cris e vim apenas complementar a resposta já oferecida a vc pelo colega Silva.
Copiei sua pergunta para que seja mais tranquila sua visualização: