x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.006

Demora no processamento da DIRPF

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 maio 2021 | 16:19



LETÍCIA M. G. COSTA
Eu fiz e deu certo, mas se não tivesse, eu ía retificar novamente incluindo tudo e apresentar para a Receita no momento oportuno. A perda foi pequena por isso não vou retificar, deixar como está. Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 17:00

Cindy, tive que reduzir pela metade minhas despesas com fisioterapeuta para ir pra fila de restituição. Ou seja, tive que retificar 4 vezes para chegar no que eles queriam. É complicado, o quanto mais eles puderem tirar de você, eles vão tirar... Mas para evitar problemas e também todo o tramite  e demora para comprovar essas despesas, optei por receber a menos. É menos dor de cabeça.

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Prata DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 17:09

Letícia M. G. Costa oi boa tarde. Poderia tirar uma dúvida sobre esse procedimento que vc fez? Para reduzir as despesas médicas com fisioterapeuta até ser aceito?
Pq pensei que teria problema colocar menos do que o valor que realmente fizemos de tratamento, principalmente pq já está declarado pela médica.

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 17:15

Mercia, meu total de despesas do ano passado com fisioterapeuta foi R$ 13.200,00... Tive que reduzir pra R$ 7.000,00... Após essa retificação, ela foi direto pra fila de restituição.  Porém antes, fiquei reduzindo os valores até ser aceito esses R$ 7.000,00. Retifiquei 4 vezes.

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Prata DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 17:44

Letícia M. G. Costa
Oi obrigada pela explicação. Eu não sei se teria coragem de retificar tantas vezes seguidas. Mas graças a Deus que deu tudo certo. Eu tinha até  mandado msg no privado para vc  falando uma situação parecida. 

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 17:52

Mercia me desculpe, agora que fui ver suas mensagens no privado. Também fiquei com esse receio de retificar 4 vezes, mas vou ter que arriscar a receber essa restituição. Pra evitar a demora, preferi tirar, mesmo tendo todos os recibos.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 18:13

Renan,
Oficialmente, a RFB informa que não existe limite de retificações.
"Extra oficialmente", relatos davam conta de que depois da 5ª retificação o sistema de recepção trancava ...

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 18:27

Márcio Padilha Mello
Boa noite.
Márcio ,ficar retificando a declaração sem a receita apontar as pendências não e ruim?
Eu retifiquei  minha declaração,pois  vi que troquei os códigos de despesas. Envie 31de março e ainda está em processamento.
Não constar aviso de pendências.
Na cópia do extrato constar malha fiscal,porém no status não.
O que faço,pois não há mais erros ?

Victor Cesar Vieira da Silva

Victor Cesar Vieira da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Tecnologia
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 20:21

Também estava com o mesmo problema, enviei a declaração no primeiro dia e ficou em processamento. Acompanhando o site aqui e vendo que muita gente estava com o mesmo problema, achei que fosse por causa das despesas médicas. Esse ano elas foram muito mais altas que as anteriores (quase um terço do meu rendimento total anual) e achei que ia precisar apresentar os recibos. Tinha conferido todos os dados e estava tudo certo e a declaração nunca saía de em processamento e não acusava o problema. Vendo o recibo de envio como orientaram aqui constava "malha fiscal". Hoje resolvi fazer uma retificadora pra ver se mudava alguma coisa e percebi no preenchimento que na parte da identificação onde tem o endereço, ela deu alerta dizendo que faltava preencher o campo "tipo" (quadra, rua, lote, etc). Lembrei que na declaração inicial também deu esse alerta, acho que era campo novo. Um campo que não existia nos anos anteriores e agora tem que preencher. Mas a diferença é que dessa vez eu marquei o campo "houve mudança de endereço". Mesmo que meu endereço continuasse o mesmo, entendi que a receita considera que houve mudança porque mudou o preenchimento de um ano pra outro nesse campo. Enviei a retificadora essa manhã somente com essa alteração, não mexi em nada nas despesas médicas e agora de tarde a declaração mudou pra fila de restituição! Acho que o problema ou foi esse campo que muita gente fez errado (preencheu o tipo de endereço mas não marcou como que houve mudança) ou por alguma motivo o novo
processamento de hoje conseguiu cruzar as informações das despesas médicas.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 10:39

Rosa,
Bom dia! ... Se após minuciosa revisão não identificastes mais nenhum erro, então você não faz mais nada, só fique aguardando o processamento.
Lembrando que a RFB não vai te intimar/notificar "de cara". Ela dá um tempo para o contribuinte corrigir a pendência (caso seja realmente um erro dele). Tanto é que a RFB só aceita o "pedido de antecipação de análise de malha fiscal", utilizado pelo contribuinte que tem toda a documentação, a partir de janeiro do ano seguinte.
Se a pessoa está precisando com urgência da grana da restituição, e resolve retificar a declaração, diminuindo despesas médicas e deixando mais dinheiro com o governo, é um direito dela. Se não é o teu caso, mesmo tendo consciência da ansiedade gerada por esses tempos pandêmicos, minha dica como contador é aguardar ...

Victor Cesar Vieira da Silva,
O campo "tipo" já existia nos anos anteriores, e a verificação do endereço é realizada no momento da transmissão da declaração. Se o contribuinte altera o endereço, e não seleciona que houve mudança, na ficha Identificação, não conseguirá transmitir.
Acredito que no teu caso a RFB fez novos cruzamentos de informações que "bateram" com a tua declaração...

Victor Cesar Vieira da Silva

Victor Cesar Vieira da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Tecnologia
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 12:22

Márcio Padilha Mello
Eu consegui enviar a primeira declaração, preenchendo o tipo mas sem marcar que teve alteração de endereço.

Mas eu acredito que provavelmente é o que vc falou, quando enviei a retificadora e entrou em novo processamento, o sistema conseguiu cruzar as informações de pagamentos (despesas médicas e tal). Digo isso porque não alterei absolutamente nada nos demais campos nessa retificadora e tenho todos os recibos. A questão é foi preciso retificar, mesmo sem alterar nada, para a declaração ser processada novamente. Ou seja, nesse meio tempo de 2 meses que enviei, a impressão que dá é que ela só foi processada uma vez e talvez só seria novamente lá no fim do prazo, empurrando mais ainda minha restituição pros últimos lotes.
De qualquer forma, não estou recomendando que todos retifiquem, só estou relatando o meu caso e o que aconteceu comigo.

Wyslla

Wyslla

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Informática
há 2 anos Quinta-Feira | 6 maio 2021 | 20:28

Boa noite a todos, venho acompanhando desde 01 de março a declaração do IRPF. E constava que estava em processamento esse tempo todo. Hoje vi uma reportagem no site do UOL dizendo que quem teve restituição do IRPF em 2020 esse ano teria que declarar no IRPF 2021 no campo de rendimentos e não tributaveis o valor da restituição de 2020. Essa comunicação de restituição não é tributável. Acabei de retificar hoje tarde e já estou na fila de restituição. 

Essa foi a minha pendência que descobri por acaso devido a não ser comunicado sobre nada até o momento.

Segue o linkeconomia.uol.com.br

Valerio Ricardo Gomes

Valerio Ricardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 09:11

Em tenho acompanhado todas as postagens aqui, pois eu estava com o mesmo problema. Ao baixar o recibo de entrega aparecia "MALHA FISCAL", mas não constava pendência de malha. Com base em todos os detalhes das postagens aqui, eu fiz uma conferência minuciosa na minha declaração e constatei que, como tenho aplicação em três títulos diferentes no Tesouro Direto, eu tinha declarado 2 num código e 1 em outro, bem como eu tinha alterado o código de 2 Ourocaps, do Banco do Brasil, que eu tenho e tinha colocado código 99 (eu tinha visto uma orientação nesse sentido na Internet). Pois bem, eu alterei os códigos dos títulos do Tesouro Direto para 45 e os Ourocaps para 49 e entreguei a declaração retificada nesta madrugada e o processamento já consta como "Em fila para restituição".
Eu também observei que ao iniciar o programa da Receita para elaborar a Declaração Retificadora, havia uma mensagem de atualização do software e então eu atualizei. Talvez isso possa até estar fazendo diferença também.
Por fim, fica a pergunta: por que a Receita não informa o problema pelo qual a Declaração não sai do "Em Processamento" para que possamos corrigir logo? Parece algo proposital para postergar a restituição, etc.

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 12:10

Wyslla.
Eu não declarei a restituição do IR de 2020. Mudei os recibos médicos, alterei pouca coisa e saiu da pendência. Estou achando que um centavo que eu mudasse já ía mudar para processada. Deve ter algum problema no processamento mesmo, falha da Receita. Ou como disseram, postergar a restituição.

Marcio Greiço da Silva

Marcio Greiço da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Segurança
há 2 anos Domingo | 9 maio 2021 | 09:32

Ontem a noite, eu olhei novamente minha declaração, mudei o código da profissão (acho que eu errei na hora de marcar)  tirei alguns "reias" e graças a Deus já está na fila de restituição! Este forum me ajudou muito... Ouvi o conselho de algumas pessoas dizendo pra retificar mesmo sem esperar o processamento.

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Domingo | 9 maio 2021 | 12:52

Marcio Greiço da Silva
Boa tarde.
Eu não sei mais com mudar na minha declaração,pois retifiquei uma primeira vez,quando percebi que troquei um código (Educação por saúde). Depois diminui algumas despesas médicas. A terceira retificação foi acrescentar a restituição de 2020,mas mesmo assim ela continua em processamento.
Não aparece dependências ,mas na cópia do extrato está malha fiscal.
A primeira declaração enviei no dia 22 de março e a penúltima dia 7 de maio e nada.
Nos anos anteriores sempre já entrava em fila de restituição e esse ano ainda não.
Alguém tem alguma ideia do que posso fazer?

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Domingo | 9 maio 2021 | 12:59

Rosa ângela Affonso ,

Estou na mesma situação que você,  fiz tudo q tinha q ser feito e agora eu parei pois pode dar problemas de tanto retificar .
Meu caso é muito simples, nao tenho nenhuma despesa de médicas e etc ..
Declarei dia 01/03  e dia 05/03 foi para restituição, porém para minha surpesa dia 08/03, voltou para processamento .
Achei q era por conta do BEM que havia recebido, dia 10/04 declarei o BEM. 
E até hoje consta em processamento .

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Domingo | 9 maio 2021 | 14:27

Rosa ângela Affonso

Acho melhor aguardarmos e nao retificar mais.
Pois tenho receio de dar algum problema .
Falei com o chat na sexta feira, e o atendente relatou q tem q aguardar o processamento e visto q  ainda estavam cruzando dados ,e teria q aguardar.
Perguntei quanto o recibo estar em malha, ele falou que era  normal .

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 10 maio 2021 | 08:54

Victor Cesar Vieira da Silva,
Bom dia! ... O campo "tipo" ao que parece não interfere, mas se alterar o "logradouro - Número - UF - Município ...", aí não daria para transmitir sem selecionar que houve mudança de endereço.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 2 anos Terça-Feira | 11 maio 2021 | 14:27

Wyslla,
Muito obrigado pela sua contribuição. Segui a sua dica e lancei o valor da restituição que recebi no ano passado no campo próprio, atualizei a versão do programa gerador da declaração e retifiquei a minha. Fiz isso hoje de manhã, e já está na fila de restituição. Estava em processamento desde o dia 05 de março. Que felicidade! Valeu demais pela dica!

Att.
Renan Montanaro 
Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 2 anos Terça-Feira | 11 maio 2021 | 23:25

Pessoal, bom vamos lá:
A sensação que dá, é que realmente não irão informar as pendências de uma forma "preocupando com o próximo", a idéia parece mesmo que 2021 seja de postergar restituições e essas havendo que sejam nos valores menores possíveis. Com I.R declarado no início de março, e nadaaa nem chat algum dizendo nadaaa para ajudar, fiz a Retificação por conta, reduzi o que havia declarado, horas depois. EM FILA DE RESTITUIÇÃO. 
Parece tudo meio que bem orquestrado para enlouquecer o contribuinte.
Li aqui relatos que deveriamos inserir o valor que recebemos de IR ano passado, notícia dada apenas em 5 de maio.. né, ou seja, alteram as regras a hora que bem entenderem.
Bom, eu reduzi apenas o que declarei, por opção de buscar menos dor de cabeça pra frente, porque eles, irão postergar o que puderem a nível de restituição.
Economia tá bem balançada. E advinha para quem está sobrando a conta???
Né... enfim. Sorte a todos.

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 12 maio 2021 | 00:29

Boa noite.
Eu já fiz 3 retificações e nada.
Alterei o código que  coloquei trocado, diminuí as despesas médicas e a última foi colocar o valor da restituição de 2020 e nada de sair de em processamento.
Não sei mais o que retificar se eles não mostram se há pendências.
Vou esperar até o último dia ou lote para ver se eles mostram o erro.
No chat ninguém sabe de nada.
Fico apreensiva, pois não sei mais o que fazer.
Essa situação e na do.meu irmão.
A minha entreguei no dia 22 de março e no mesmo dia dia já estava em fila de restituição e não precisei retificar nada e nem coloquei o valor da restituição de 2020.
Eu sempre fiz a dele em nunca deu esse demora

MARLEY JUNIOR

Marley Junior

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Jurídico
há 2 anos Quarta-Feira | 12 maio 2021 | 20:41

Boa noite.
Pessoal que entrega várias declarações, por gentiliza, queria saber o seguinte: existem declarações na malha com pendências já liberadas? Ou no Brasil inteiro ninguém ainda tem o detalhamento dessas pendências?
É importante saber isso para ver se há um problema sistêmico na RF ou se só algumas declarações estão com esse problema.

Página 5 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.