x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 5.800

Baixa de firma

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 14 setembro 2010 | 16:51

Thais Macedo

Oi pessoal preciso dar baixa em uma firma , e um dos Documentos que está faltando é esse:
DEd-extinçao
alguem saberia me dizer o que é?

Seja bem vinda ao Forum.

DBE = Documento Básico de Entrada

O DBE é gerado a partir do PGD/CNPJ 3.7 encontrado no sitio da RFB.

Gere o DBE com a data do distrato social, faça a impressão do mesmo entregue para o sócio responsável pela empresa assinar, reconheça firma da assinatura junte com demais documentos e protocole na RFB de sua jurisdição, aguarde de 30 a 60 dias até a seja baixado o CNPJ.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Weliton Fernandes de Souza

Weliton Fernandes de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 14 setembro 2010 | 23:55

Boa Noite Thais,

Além do DBE e da cópia autenticada do Distrato Social é necessário a Declaração de extinção do ano em que está sendo baixado, provavelmente 2010.
Se empresa for Simples Nacional você deve fazer a DASN (Declaração Anual do Simples Nacional)
Se for Lucro Presumido você deve fazer a DSPJ (Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica Inativa).

clique no link
Simples Nacional

Lucro-presumido inativa ano 2010
www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATRJO/DeclInatividade2010.App/default.asp

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2010 | 22:53

prezada Thais Macedo- ajudando vc. na extinção- vale lembrar que o primeiro passo é dar baixa na Jucemg. vc. não disse se é empresa individual ou Ltda. A partir da data da etiqueta de baixa da junta é que vc baseará para preenchimento da Declaração de extinção e preenchimento da ficha na R.Federal para tiragem do DBE.
Já conseguiu dar baixa na Jucemg? Precisa também informar o porte da empresa , se está paralisada, há quanto tempo?, para que possamos lhe dar o código certo para evento extinção. Do contrário, é como jogar na loteria e certamente a Receita recusará. Há dois eventos baixa na R;Federal. Depende do tempo de paralisação , se é MEI etc. etc..
Fez a declaração com a data evento que consta na etiqueta de extinção da Junta? Se não, ainda dá tempo de cancelar o dbe e entrar com novo pedido. Por exemplo, se for MEI, não poderá usar da baixa -lei complem. 123/2006 ok?? O correto é baixa por extinção voluntária. Já estou "calejado" com as idas e voltas de papeis na Receita e por isso estou lhe alertando para não perder tempo.
A sua disposição, saudações

cesar serrati
Joaquim José

Joaquim José

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 13:00

Caro Cesar, você pedoria me informar em quais orgãos na sequencia eu devo procurar para formalizar a baixa? (Inclusive os orgãos relativos a previdência).

Muito obrigado.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 15:44

prezado Joaquim- Vc não informou se é ME individual ou Ltda mas de qualquer forma, acredito que já sabe do Remp ou da FCN.
Primeiro, dê entrada nos documentos na Junta Comercial.
Após o deferimento, faça a Declaração de Extinção com a data do encerramento aquela da etiqueta da junta(dentro de 30 dias).
Entre no cadastro sincronizado da r.federal e preencha a ficha completa, data evento a da etiqueta da junta e após algumas horas terá o resultado da sefaz sobre o deferimento no estado .(se tiver também sincronizado aí em seu estado) Após tudo isso certamente sairá a autorização para emissão do Dbe para assinar , reconhecer firma na primeira via e levar com a 2a.via, juntamente com cópia da declaração extinção, mais baixa da junta, para a receita federal.
Acredito que já sabe os procedimentos na junta (remp -individual) e se ltda (distrato, fcn)mais pentdrive. Se for Mei o remp é outro modelo não fornecido no site da junta. Informe o tempo de tal empresa, se é me , ltda ou mei etc. o porte, quanto tempo paralisada para lhe dar mais detalhes , se necessitar. Pode pedir ok? a disposição, saudações

cesar serrati
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 17:40

Boa tarde,


Por favor, alguém poderia informar como proceder a baixa de uma empresa individual?
Pesquisei no site da Jucerja mas não encontrei orientação.
A empresa está em dia com as obrigações.
Só não sei se existe algum formulário próprio para dar a baixa. Já que esse tipo de empresa não tem contrato social.

Abraços,

Regina

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 18:11

prezada Regina- Não tendo contrato, o procedimento é quase igual, taxa paga, requerimento próprio e anexos etc..Por aqui em Minas procedemos assim: baixamos do site da junta um aplicativo que esplana o preenchimento do Remp (requerimento de empresário) mais capa e chek list. O remp em 4 vias com dados iguais ao do registro . Data da abertura, nome empresarial seguido de ME- exemplo- João da silva -ME ou joão da silva Oculto- ME (nome, cpf- ME) conforme estiver na abertura mais ME.Na assinatura da firma não pode rubricar e sim assinar por extenso seguido do resto do nome.A capa do processo tem uma assinatura que deverá reconhecer firma. No tal aplicativo, ao finalizar pede para gravar em pent drive. No proprio site emite-se o darf aprox. 72,00. Levar os documentos mais pent... mais taxa paga. Este é o 1º passo. Após aprovação veja a data da etiqueta de baixa. Por ela baseará para fazer a declaração na receita, de extinção. Após, entrar no cadastro sincronizado da rceita e preencher a ficha com evento baixa e citando a data da junta ok? Mais detalhes só aguardando as suas dúvidas.
a disposição , saudações

cesar serrati

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.