x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 13.537

Despesas Correntes ou de Capital?

FPSMC

Fpsmc

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 09:40

.Como proceder para identificar se a Despesa de Material de Consumo ou
Serviços de Terceiros deve ser classificada em Despesas Correntes ou de
Capital?


Como contabilizar a apropriação da variação cambial positiva de empréstimos
concedidos?

Jorge Luiz Drogemoller

Jorge Luiz Drogemoller

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 20:20

Cara Usuária
Seria interessante para todos os integrantes deste fórum se você se identificasse melhor na definição do seu perfil, mas vamos tentar ajudá-la.
Como regra geral todas as despesas com material de consumo e serviços de terceiros são classificadas como despesas correntes. Como despesas de capital são classificadas as despesas com obras, tais como pavimentações, praças, construções em gerais e despesas com equipamentos e materiais permanentes, tais como veículos, móveis, máquinas e outros objetos utilizáveis na produção de bens e serviços, bem como os investimentos, que também são despesas de capital.
Referente a contabilização da variação cambial positiva de empréstimos concedidos precisariamos saber qual a finalidade da operação e do órgão (empresa) concedente. Não é comum este tipo de operação em órgãos da públicos da administração direta, pois como operação de risco poderá resultar em responsabilização do administrador por eventual perda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.