x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 163

acessos 62.500

Contador público novato

Thallys

Thallys

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 16:37

Boa tarde!

Sou Contador Municipal, concursado.

Estava lendo o Estatuto dos Servidores Públicos do local onde estou lotado e encontrei o seguinte artigo:

"...Ao servidor é proibido:

participar de gerência ou de administração de empresa privada, de
sociedade civil, ou exercer comércio e, nessa qualidade, transacionar com o
Município."

Entende-se que eu posso ter empresa, porém, só não posso transacionar com o Município no qual estou lotado, estando na qualidade de MEI ou ME.

Estou certo? Posso então ter um escritório, ou qualquer outra empresa, ser MEI ou ME, só não posso vender para a Prefeitura que trabalho?

JOSE ALEX

Jose Alex

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 11:15

Bom dia,
Gostaria de saber como devo proceder para fazer o seguinte lançamento. sendo que trabalho em uma Prefeitura

LANÇAMENTO DA RECEITA DE TRANSFERÊNCIA CORRENTE Á RECEBER DO GOVERNO FEDERAL VINCULADA À GASTOS COM EDUCAÇÃO. VLR 15.000

ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DE RECEITA DE TRANSFERÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL. VLR 10.000

agradeço

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 14:33

Jose Alex Almeida Lourenco,

Seria interessante você ter aberto um tópico específico para isso.

Quanto a sua pergunta, qual a origem desse crédito? Convênio, Contrato de Repasse, transferência fundo-a-fundo? É importante saber isso para indicar qual conta correta a utilizar.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
JOSE ALEX

Jose Alex

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 14:49

Boa tarde,

peço desculpas por não abrir um novo tópico.

A origem do credito é transferência fundo-a-fundo.

se puder exemplificar os outros tipos para meu conhecimento ficarei grato.

obrigado

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 14:59

Jose Alex Almeida Lourenco,

Tendo por base o PCASP estendido de 2016, o lançamento é o seguinte:

Débito na conta 1.1.2.3.3.05.00 CRÉDITOS DECORRENTES DE TRANSFERÊNCIA DO FNDE
a Crédito na conta 4.5.2.1.3.09.00 TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 1 abril 2018 | 19:48

Boa noite, pessoal!

Passei um em concurso para contador de prefeitura e tenho algumas dúvidas.
Sou responsável por alguns fundos (Funcriança, Fundo do Idoso, Fundeb e RPPS). Não tenho ideia por onde começar os trabalhos, como fazer a prestação de contas e tudo mais.
Quais as responsabilidade de assinar relatórios e demonstrações que ainda não tenho ciência?
Como posso fazer as prestações de contas, em específico a do RPPS?
Conhecem algum curso de contabilidade aplicada ao RPPS ou algum outro fundo?

Obrigado

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 2 abril 2018 | 08:08

Tiago:

Quanto aos fundos, você deve consultar a legislação municipal de criação e regulamentação deles.

Quanto a responsabilidade por relatórios e demonstrações contábeis cujos lançamentos precederam a sua nomeação para o cargo, se você passou a ser o contador responsável pelo município, é você quem vai assinar esses relatórios, porém, a responsabilidade por "lançamentos errados" é de do responsável técnico da época, não sua. Entretanto, caso você encontra algo em desconformidade com as normas, você tem o dever de corrigir e de comunicar isso aos órgãos de controle e a seus superiores.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 7 setembro 2018 | 18:58

Boa noite aos nobres colegas,

No próximo 01/10 estarei assumindo como Contador em uma Autarquia municipal cujo CNAE é o 42.13-8-00 - Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas e gostaria de trocar algumas ideias com outros profissionais que já atuam na área: INSS, SEFIP, obrigações acessórias, etc.

Sei que a teoria que aprendemos na faculdade acaba sendo bem diferente da prática.

Atenciosamente,

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
João Ricardo

João Ricardo

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 5 anos Sexta-Feira | 7 setembro 2018 | 19:38

Boa noite,

Vocês já sofreram muita pressão no cargo como contador do prefeito e afins?

Estão me cobrando o envio de parte das informações para o TCE e siope que estão no cauc como se fosse minha culpa. Não tenho como fazer tudo. Dependo de outros setores. Como vocês se defenderiam caso tentassem demitir vocês? Querem me exonerar por isto.

MARINA MONTEIRO BITHENCOURT

Marina Monteiro Bithencourt

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 5 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2018 | 13:41

Boa tarde a todos,

Sou da Prefeitura de Leme, e no setor de Contabilidade temos a seguinte dúvida:

Geralmente efetuamos o pagamento do INSS gerando a guia GPS com o CNPJ do Prestador de Serviços.

Porém, quando há o atraso do pagamento do mesmo, geramos a guia através do Sistema de Acréscimos Legais para calcularmos a incidência de multa e juros.

Neste caso, quando há o atraso citado, devemos gerar a guia para pagamento no CNPJ da Prefeitura ou no CNPJ do Prestador de Serviços, já que somos nós que efetuamos o recolhimento para o mesmo?

Agradecemos desde já

Marina Monteiro Bithencourt.

CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 20:57

Boa noite!
Primeiramente, muito obrigada por todo conhecimento e dicas compartilhadas nesse tópico.
Assumi a contabilidade da prefeitura da minha cidade há duas semanas e como muitos relataram, não tenho nenhuma experiencia na área. Ainda estou um pouco 'avulsa' então estou aproveitando para ler os materiais sugeridos aqui. Gostaria de perguntar quais foram as primeiras atividades que vocês desempenharam e dizer que o relato de vocês é muito inspirador e me ajudou a tomar a decisão de aceitar esse cargo.

Grande abraço!

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 16 outubro 2018 | 08:17

Olá Carina Aparecida Santos:

Como você falou, comigo aconteceu algo parecido: assumi o cargo e já existia alguém que fazia a contabilidade do município e que, por motivos que não vem ao caso, não se interessou em "dividir" as tarefas. Confesso que pelas informações que eu tinha, era um comportamento que eu já esperava. Então eu não me preocupei muito com isso.

Imagino que não exista uma relação direta de hierarquia entre você e seu colega técnico contábil, mas certamente, ambos devem estar subordinados a mesma chefia, provavelmente ao Secretário (a) da Fazenda/Finanças. Converse com o teu chefe sobre isso, se você achar conveniente.

Enquanto isso, aproveite o tempo livre para conhecer a legislação do município, em especial aquela que trata dos servidores, da estrutura administrativa e de outros temas, em especial aqueles relacionados à contabilidade e orçamento.

Com o tempo, as coisas tendem a modificar-se e alguma coisa você vai acabar recebendo pra fazer.

Procure participar das audiências de avaliação de metas quadrimestrais, da LDO e do Orçamento Anual. Assim, além de ir aprendendo, você demonstra interesse.

Também vale pesquisar materiais do TCE/SP sobre normas e orientações.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2018 | 08:34

Olá pessoal,

Estou passando por situação parecida com a da colega Carine.

Semana passada assumi como Contador de um autarquia municipal, que até metade desse ano era Sociedade de Economia Mista.

Até o presente momento só realizei lançamento de Notas de Empenho e Liquidação no sistema contábil, possivelmente devido ao fato de estarem em meio a uma auditoria do TCE/SP referente ao exercício de 2017.

Estou aproveitando o grande tempo vago para conhecer a legislação municipal e materiais do TCE/SP.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 24 novembro 2018 | 14:11

Boa tarde!

Já estou trabalhando na contabilidade do municipio há quase dois meses. Agradeço as orientações do colega Everton. Tenho lido muitos materiais, fui a alguns cursos e participei de algumas audiencias na camara da minha cidade. Ainda me sinto bem novata para a função, mas tenho fé que vou aprender! Já tenho enviado informações e relatorios de forma on line para o tribunal de contas, bem como ajudei a elaborar os siope do 1 a 4º bimestre que estavam em atraso. Me pediram para fazer analise do balanço da contabilidade mas não sei por onde começar. Alguem pode me orientar?
Tambem estou preocupada com o fechamento das informações anuais.
Agradeço a atenção e ajuda. Grande abraço.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 7 dezembro 2018 | 19:39

Boa noite amigos,

Perguntaram a respeito de cursos voltados a contabilidade publica. Um grande amigo de profissão me recomendou do Renato Santos Chaves, aborda vários aspectos da area, bem completo com certificado. Bom até para os concurseiros de plantão.

Conteúdo do Curso

- Introdução á Contabilidade Publica
- Procedimentos Orçamentários
- Procedimentos Patrimoniais
- PCASP

Mais detalhes, acesse >> Contabilidade Aplicada ao Setor Publico

Sucesso e bons estudos!

"Investir em Conhecimento, Rende sempre os Melhores Juros. " (Benjamin Franklin)

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Thais Colman Bogarim

Thais Colman Bogarim

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2019 | 15:47

Boa tarde colegas,

Gente sabemos muito bem os desafios e particularidades da contabilidade pública. Por isso venho aqui compartilhar com vocês o grande trabalho do mestre Prof. Wesmey Silva que vem ajudando vários alunos e colegas de profissão na elaboração e construção das demonstrações contábeis (Balanço Orçamentário, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa e muito mais) e também na elaboração das notas explicativas.

Sempre que possível acompanho os trabalhos dele e este sem dúvidas recomendo também.
Vou deixar o site dele aqui para maiores informações.

http://bit.ly/balançospublicos


Sucesso e bons estudos!

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2019 | 14:26

Boa tarde colegas, tudo bem.

Eu recebi uma apostila de um amigo de profissão muito bacana, muita informação útil acerca de vários aspectos que envolve a contabilidade pública. Vale a leitura e compartilho com vocês, já foi liberado pelos moderadores do portal então já está disponível como anexo deste tópico.


Sucesso e bons estudos.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 17 abril 2019 | 10:20

Bom dia a todos, 

Aqui na autarquia em que estou ocorreu o seguinte:

- Uma despesa foi empenhada normalmente mas o seu pagamento foi autorizado pelo ordenador da despesa antes da liquidação, devido ao fato de que sem o pagamento a mercadoria não seria entregue pelo fornecedor. A mercadoria ainda não chegou. A minha dúvida se refere ao momento em que for liquidar a referida despesa, quando a nota fiscal e a mercadoria já estiverem aqui, pois temo a possibilidade da nota fiscal vim a ser emitida com a data posterior ao pagamento, o que inviabilizará lançar a liquidadão com a mesma data do pagamento. Cheguei a pensar em debitar como Adiantamento a Fornecedor, mas não sei se isso é possível na contabilidade pública. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Renan

Renan

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Sábado | 4 maio 2019 | 11:05

Olá a todos. Essa é a minha primeira postagem no Contábeis e vejo que muitos também têm a mesma aflição que eu tenho: a de assumir uma contabilidade pública sem antes ter nenhuma experiência. Primeiramente me desculpem pelo sermão!
Na verdade, eu tenho mais ansiedade do que aflição: ainda estou no 7º semestre de contábeis. Minha faculdade é EAD e a grade curricular não obriga a estágio. Também não obriga ao TCC. Antes só queria um diploma e nada mais em algo que fosse fácil de me formar. Aliás, sempre fui muito bom em números.
Há 10 anos sou funcionário público em diversas prefeituras. No ano passado resolvi prestar um concurso para contador em uma câmara qualquer. Tive meu primeiro contato com as leis (as mesmas de sempre) e com os balanços e demonstrativos. Foi paixão a primeira vista. E pra minha surpresa, fiquei em 3º lugar. Meu objetivo agora é ser Contador Público.
Desde então, estudo com muito afinco, pois sei que da classificação até a nomeação, uns quatro anos terão se passado, isso se eu ficar em 1º lugar (quando muito, pois a maioria dos concursos para contador são em cadastro reserva).

Até esse possível dia, o que eu poderia fazer para ter mais afinidades na área contábil pública, pra não entrar tão cru? Tentar um estágio voluntário na prefeitura? Acompanhar os demonstrativos e balancetes pela Transparência pública, me familiarizando, por exemplo, com o plano de contas? ...

O meu único contato com a contabilidade pública foi quando era auxiliar administrativo no departamento de merenda escolar do município: fazia as estimativas para empenhar por X meses conforme ata de registro de preços, recebia os empenhos da contabilidade, recebia as mercadorias e pela nota fiscal ia abatendo nos empenhos até zerar (não sei se isso tem muito a ver com o assunto).

Thais Colman Bogarim

Thais Colman Bogarim

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Domingo | 5 maio 2019 | 11:28

Olá Renan, 

Aqui no tópico nos anexos tem uma apostila muito boa que o colega Renato compartilhou, vale a leitura. Ele também postou um curso voltado a contabilidade publica dá uma olhada nos posts anteriores. 
Meu Prof. Wesmey Silva que vem ajudando vários alunos e colegas de profissão na elaboração e construção das demonstrações contábeis desenvolveu um curso especifico em (Balanço Orçamentário, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa e muito mais) e na elaboração das notas explicativas.  Recomendo também. 
Segue site dele caso tenha interesse >> http://bit.ly/balançospublicos

Kelvin M

Kelvin M

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 16:15

Olá amigos contadores, gostaria de questionar sobre exigência de experiência mínima de 02 anos em edital, não tenho experiência em contabilidade pública, mas o edital impôs como requisito em atribuições do cargo, alguém já passou por essa situação ?

Antonio

Antonio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 25 maio 2020 | 20:16

Olá! Estou nessa mesma situação. Nunca trabalhei na área e fui aprovado no concurso para contador da câmara de uma pequena cidade. Não sei o que vou fazer, sem experiência, acho que nessa câmara não há um contador experiente para me auxiliar, por ser uma cidade pequena.

Carlos Eduardo Monteiro

Carlos Eduardo Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 3 anos Quarta-Feira | 27 maio 2020 | 09:04

Bom dia, prezados!
Encontro-me na mesma situação que vocês. Fui aprovado no concurso para Contador Municipal, e aparentemente é um cargo novo dentro da Prefeitura, pois consultei que não há antecedentes, e me encontro um pouco perdido antes mesmo de começar a trabalhar.
Abraços!

Carlos Eduardo de Camargo Monteiro

Contador - CRC 1SP335442/O-8
Página 5 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.