x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 7

acessos 1.186

Conectividade Social - Dúvida

Cicero Daneres Berneira

Cicero Daneres Berneira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 15:56

Olá,

Não gostaria de criar um CEI, pois já pago anuidade como técnico contábil e não quero pagar também como CEI.

Posso solicitar que meus clientes façam a certificação digital e me disponibilizem os cartões para o envio da Sefip, dctf, etc?

Isso é legalmente possível? Eu como técnico administrar os cartões dos clientes?


Grato

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 16:04

Boa tarde Cicero,

Você ficará irregular com o Conselho Regional de contabilidade, uma vez que você presta o serviço, mesmo que não possua matricula CEI está obrigado ao pagamento da anuidade.

Você pode administrar os cartões mas estará irregular.

A matricula CEI é apenas para você pode contratar empregados e ser responsável no certificado digital de seus clientes. Para o Conselho o simples fato de você exercer a função como autônomo já lhe torna obrigado ao recolhimento da anuidade imdependente de inscrição de matricula CEI.

Saudações, espero ter lhe ajudado.

Tiago

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 16:05

Cicero Daneres Berneira Boa Tarde;

Você não ira recolher os tributos como CEI caso não queira;

Basta criar o CEI e enviar a primeira SEFIP sem movimento do mesmo..

Utilize o Nº do CEI para informar no ato da solicitação do e-CPF para poder utilizar todos os serviços disponibilizados pelo portal do empregador e conectividade social;

Outra forma, porem esta tributada (R$ 36,14), é abertura de um MEI, e então solicitar um e-CNPJ;

Abraços

Att

Cicero Daneres Berneira

Cicero Daneres Berneira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 16:09

Obrigado pela ajuda Tiago!

É um absurdo os valores que pagamos para trabalhar. Veja que terei que pagar anuidade de técnico e do CEI. Logo, terei que pagar a Anuidade de meu e-cpf de empregado e vou ter que fazer outro e-cpf, agora vinculado ao CEI e pagar anuidade dos dois. Complicado..

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 16:19

Cicero,

A RESOLUÇÃO CFC N.º 1.362/2011 disciplina a obrigatoriedade do pagamento da anuidade.

Onde estabelece entre outros:

CAPÍTULO I
DAS ANUIDADES PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS

Art. 2º Os valores das anuidades devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), serão:

II – de R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais) para escritório individual, empresário individual e micro-empreendedor individual, conforme § 2º deste artigo;


CAPÍTULO III
DAS MULTAS DE INFRAÇÃO

Profissional - Mínima R$ 358,00
- Máxima R$ 1.790,00


Eu particularmente acho a anuidade acessível a todos os profissionais, os conselhos em sua maioria permite o parcelamento, e ainda é possível o profissional criar a provisão mensal da despesa, ou seja em uma anuidade 199,00 o valor mensal é de 16,58, faça a sua análise e veja se é aconselhável ficar irregular.


Como o amigo Eduardo postou, caso você faça a matricula CEI e não possua empregados, não será obrigado ao pagamento de INSS da matricula, bastando que envie a GFIP sem movimentos. Todavia o pagamento da anuidade ao Conselho é devida.


Saudações,

Tiago





Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 16:22

Reformulei minha resposta devido a um melhor entendimento após a postagem do Sr. Cicero Daneres Berneira as 16:09:35;

Os certificados digitais devem ficar em pose das empresas; (até mesmo para utilizar para emissão de NF-e);

Você como técnico contabil, contador autonomo, tem a obrigação de pagar duas anuidades; Uma como Técnico, e outra pelo escritório individual;

A criação do CEI, não ira acarretar em uma 3ª anuidade;

Abraços

Att

Cicero Daneres Berneira

Cicero Daneres Berneira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 10:06

Eduardo, bom dia!

o que você acha mais interessante para mim que estou iniciando. abrir um MEI ou me registrar como CEI?

Sabe me dizer quais as obrigações de cada um, alem do registro no CRC?
Sei que no MEI pagamos R$36,14 e a obrigação é a Defis anual. e como CEI?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.