Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.627

URGENTE!!! canhoto de nota fiscal comprova divida?

Valter A. Xavier

Valter A. Xavier

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2007 | 15:36

Victor,

Realmente o canhoto da Nota Fiscal não é comprovante de dívida e até é facultativa a sua existência, ocorre que ele deve fazer parte de processo de cobrança litigiosa, como comprovante da transmissão de propriedade, por isto o mesmo deve ser assinado apenas pelo adquirente da mercadoria. Veja abaixo transcrição do site da IOB:

2. Canhoto destacável - inserção facultativa

A inserção na nota fiscal do comprovante da entrega de mercadoria, na forma de canhoto destacável, é facultativa , devendo o contribuinte que optar pela não-inserção informar ao Fisco mediante indicação na Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF).

( RICMS-SP/2000 , art. 127 , § 21)

Sob esse aspecto, convém esclarecer que, embora facultativa a inserção do canhoto na nota fiscal pela legislação do ICMS, o contribuinte que realiza vendas a prazo poderá precisar desse canhoto para efeito de comprovação da entrega da mercadoria, em caso de litígio judicial relacionado com o não-cumprimento da obrigação (pagamento de duplicata) pelo cliente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.