x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 3.583

auditoria em bancos

Lucas Díaz

Lucas Díaz

Iniciante DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 16:23

Jesiane boa tarde,

Na prática, os procedimentos mais utilizados para validação dos saldos de caixa e equivalentes são os seguintes:

Confirmação Externa:
Os saldos de Bancos c/ Mocimento das entidades em geral são validadas por meio da carta de circularização que são fornecias às auditorias externas. Não há nenhuma norma que obrigue o envío dessas cartas à auditoria externa, no entanto, presume-se que se uma entidade auditada não quer ser circularizada, provavelmente algo ela esteja escondendo... Para o auditor, a carta de circularização é a melhor forma de validação de um saldo, pois a informação partirá de uma fonte externa e independente.

Conciliação Bancária:
O cliente auditado deverá ter em seus controles uma estrutura de conciliação bancária, a fim de demonstrar os débitos e créditos que não foram contabilizados pela entidade. Cuidado redobrado para os saldos pendentes de conciliação pois a auditoria poderá levantar um ponto de controle.

Procedimentos Alternativos:
Caso não seja possível obter a carta de circularização, o procedimento alternativo é cruzar os saldos com o extrato bancário. Caso o cliente se negue fornecer os extratos, não será possível validar os saldos e portanto, consequentemente uma limitação de escopo será descoberta gerando uma ressalva no parecer...

Big Door:
Algumas análises adicionais poderão ser feitas, a fim de testar as variações dos saldos de caixa e equivalentes e sua consistência.

Lucas Díaz
Audit | Financial Services Industry
Deloitte Touche Tohmatsu Limited
Rua Alexandre Dumas, 1981 –São Paulo - SP
[email protected] | https://www.deloitte.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.