x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 853

Daniela Marques Sete

Daniela Marques Sete

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 16 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2007 | 19:15

Boa noite caros colegas!

Por gentileza vcs poderiam me ajudar na seguinte informação:

Tenho um colega q constituiu uma empresa em 2006 e neste ano de 2007 foi feita a DIRPF, mas a empresa não lhe deu lucro e ao invés de encerrar a empresa, está enviando como INATIVA. Hoje é empregado CLT, e não ganha um salário que tenha IR retido. Ele pode entregar a DAI 2007? Ou terá que continuar a entregar a DIRPF , já que possui uma empresa no seu nome, mas como INATIVA?

Grata,
Daniela.

"Mentes criativas sempre sabem sobreviver a qualquer tipo de mau treinamento!"
Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 16 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2007 | 19:28

Daniela, boa noite!

Como você entregou a DIRPF 2007, mesmo que a Pessoa Física estivesse desobrigada (que não é o caso) da entrega da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda não precisaria entregar a DAI pois já foi entregue informações referentes a 2006.

Quem deve apresentar a DAI
www.receita.fazenda.gov.br

Está obrigado a apresentar a declaração o contribuinte, residente no Brasil, que no ano-calendário de 2006:

1 - recebeu rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual na declaração superiores a R$ 14.992,32, tais como: rendimentos do trabalho assalariado, não-assalariado, proventos de aposentadoria, pensões, aluguéis, atividade rural;

2 - recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;

3 - participou do quadro societário de empresa, inclusive inativa, como titular, sócio ou acionista, ou de cooperativa;

Portanto, mesmo estando Inativa, os sócios estarão obrigados a entrega da DIRPF enquanto estiverem no Quadro Societário.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.