x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.378

Conselho - Empresário Individual

Roberto de Azevedo Lima

Roberto de Azevedo Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2007 | 08:59

Bom dia

Amigos , gostaria de saber de alguém com mais experiencia do que eu , (alias tenho pouca) : Foi pedido para meu escritório abrir uma empresa que vai explorar o ramo de Acessórios para automoveis , instalação de som e insulfiml, ja temos o CNAE adequado e já foi decidido enquadrar no simples nacional , agora pergunto até que ponto vale a pena abrir um sociedade empresaria com dois sócios contrato social toda aquela burocracia , não seria mais conveniente abrir uma empresa na modalidade ' Empresário individual" -EPP , já que e previsão de Faturamento anual será de no máximo 600 mil?


Abraços
Roberto

Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2007 | 09:41

Bom dia Roberto,

Não vejo nenhum inconveniente abrir uma empresa como Sociedade Limitada. Quando você disse "toda aquela burocracia", quem garante que não haverá burocracia se abrir como Empresário Individual? Ser empresário no Brasil é uma tarefa difícil, e ser Contador mais ainda. De nenhuma forma estamos livres da "burocracia". Aconselho a deixar a critério de seu cliente a forma de constituição, pois não há grandes diferenças.

Abraço.

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2007 | 12:00

Inclusive, complementando o Ricardo, ao meu ver, há vantagens em abrir sociedade. Isso porque:

- Para gerar o Credit Socoring, os bancos levantam dados das pessoas físicas e seus bens. Quanto mais sócios e bens, melhor;

- No momento da dissolução do negócio, um Empresário só pode encerrar a empresa. Uma sociedade pode ser "passada para frente" com alteração do quadro societário, atividade, endereço, etc...;

- A sociedade tem responsabilidade "LTDA". Já o Empresário é, em algumas áreas, confundido com a pessoa física, o que coloca seus bens pessoais sob maior risco direto.

Mas o mais importante: São sócios que abrirão uma empresa ou apenas um Empresário? Ouça o que o cliente tem a lhe dizer!

Abraços

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.