x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 2

acessos 8.624

Planilha SAM para Excel

Pedro Américo Martins Junior

Pedro Américo Martins Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 11 anos Sábado | 9 fevereiro 2013 | 18:30

Boa Noite, pessoal!

Sou perito novo e estou buscando alguma planilha em que eu possa calcular um financiamento pelo SAM(sistema de amortização misto), ou pelo menos as fórmulas de cálculo. Eu sei que o sistema é uma mistura do SAC e do PRICE. Não consegui misturar as fórmulas/cálculos no excel, por isso peço ajuda.

Pedro Américo Martins Junior

Pedro Américo Martins Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 11 anos Domingo | 10 fevereiro 2013 | 10:30

Pessoal, achei a fórmula! No entanto ela é manual: PMT=[((VD*((1+i)^n)*i))/(((1+i)^n)-1)]+[(VD*(1/n+i))]/2, onde VD é o valor da dívida. Não encontrei a "fórmula feita" no excel. Ainda estou com dificuldades para planilhar essa fórmula, pois está dando erro. No entanto a minha maior dificuldade é saber se essa fórmula do SAM é compatível com a resolução BNH 81/80. Não consegui entender a fórmula dessa resolução, embora o contrato cite o SAM como sistema de amortização.Vou continuar pesquisando. Agradeço qualquer ajuda.

Marcelo Castro de Aguiar

Marcelo Castro de Aguiar

Prata DIVISÃO 1, Perito(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 12:42

Prezado Pedro,

O SAM, é chamado de plano de pagamento composto por prestações cujos valores são apurados pela média aritimética das prestações do sistemas Francês (Tabela Price) e da Sistema de Amorti­zação constante, dentro dos prazos de pagamentos. Parcelas, ou prestações, constituídas de amortizações e juros, resultam da mesma regra. Em outras palavras a Prestação SAM é igual a Prestação Sistema Francês mais a PMT SAC dividida por dois.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.