x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 4

acessos 4.367

GLEIDSON DE OLIVEIRA CUNHA

Gleidson de Oliveira Cunha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 14:05

Boa tarde,


Pessoal, estou com dúvidas referente à Controladoria e Auditoria, quais são as principais diferenças, ao meu ver são muito similares, valeu


Att

Att,

Gleidson O. Cunha
Contador CRCMG 110666/O
Reginaldo de Souza

Reginaldo de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 12:52

Olá Gleidson.
No meu entendimento a auditoria pode ser considerada um braço da Controladoria. Veja meu exemplo:
Até o ano passado eu fazia parte da Auditora Geral do Município de São Paulo. Com a criação da Controladoria Geral, todo meu Departamento está sendo transferido para lá.
A Controladoria ficará assim composta:
- Auditoria
- Ouvidoria
- Corregedoria
- Promoção da Integridade Pública

Espero ter ajudado.
CGM - Secretaria Especial da Controladoria Geral do Município

Reginaldo de Souza
Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 14:25

Gleidson,
Como áreas de uma empresa, a controladoria e a auditoria tem funções bem definidas e diferentes:
- a Auditoria deve garantir a veracidade dos números contábeis, confirmando as receitas e despesas e trabalhando para evitar fraudes, roubos, etc.
- a Controladoria é uma área totalmente gerencial, ela se preocupa com orçamento, planejamento financeiro e estratégico, ou seja, ver o que a companhia fez, o que está fazendo o que pretende fazer e nisso onde vai chegar.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
GLEIDSON DE OLIVEIRA CUNHA

Gleidson de Oliveira Cunha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 15:22

Boa tarde,

Sim concordo com o seu parecer, até a data que fiz a pergunta tinha muita dúvida mas agora tá tudo certo ... estudei bastante e sua resposta vai ajudar muito de nossos colegas de forúm...

Saudações ...

Att,

Gleidson O. Cunha
Contador CRCMG 110666/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.