Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 119.741

Controladora e consolidado

Renan Casagrande

Renan Casagrande

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 15:40

Se você está fazendo este tipo de trabalho já deve ter observado que existem formas de investimentos entre empresas. O balanço da empresa que você pegou, a "controladora" possui empresas "controladas" por ela, ou seja, ela possui mais que 50% do capítal dessas empresas ou tem o controle societário sobre elas.

Porém na hora de fazer o Balanço, se faz a Consolidação, que nada mais é que tornar esse grupo de empresas como se fosse um só.

Por exemplo: Temos a empresa A controladora, e as empresa B e C controladas.

Supondo que não houve nenhum tipo de transação entre elas, e o saldo da conta clientes da empresa A seja: 100, da empresa B: 50 e da empresa C: 20

O Valor de clientes do Balanço Consolidado será de 170.

É claro que não é simples se fazer uma consolidação, apenas dei um exemplo simples para tentar fazer você entender. Se não fui claro estou a disposição para novas dúvidas.

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 17:48

Israel,

Complementando a ótima resposta do colega Renan, leia o CPC 26 sobre as demonstrações de controladora e consolidado, vai lhe dar uma ótima bagagem sobre o assunto.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.